O auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) foi o palco do encontro para alinhamento das atividades do Maio Amarelo, movimento em prol da segurança no trânsito. Aberta pelo diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a reunião contou com a participação de parceiros envolvidos nas atividades. Para Trajano, é importante chegar na ponta da sociedade, incluindo municípios, escolas e entidades representativas. “Estamos abertos para escutar, unir, ampliar e fortalecer as parcerias”, declarou. Em Pernambuco, o movimento Maio Amarelo conta com mais de 20 parceiros que contribuem para a realização da campanha.
Durante o encontro foram apresentados o cronograma e o planejamento das atividades que serão desenvolvidas todo o mês de maio, que este ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. Cerca de 60 ações estão previstas em 15 municípios pernambucanos. Na Capital, a programação vai ocorrer em escolas, parques, centros de compras e empresas, atingindo sete bairros da cidade. O representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Carlos Valle, destacou a necessidade de dedicação e tempo para compartilhar conhecimento, como acontece durante o Maio Amarelo.
As ações do Maio Amarelo incluem programação educativa, recreativa e prestação de serviços à população. Para a execução serão utilizados panfletos, banners, cartazes, vídeos, faixas e fitilhos alusivos ao movimento. Também haverá uso de equipamento simulador de direção e objeto que reproduz os efeitos do álcool em condutores de veículos. O planejamento prevê 31 dias de eventos, com encerramento agendado para a manhã de 31 de maio, no auditório do Detran-PE, reunindo todos os parceiros para apresentação dos resultados.
Este ano, o Detran-PE conta como parceiros com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Operação Lei Seca (OLS), shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes, Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e prefeituras municipais. Como integrantes do órgão, também participam das ações a Escola Pública de Trânsito (EPT), a Unidade de Registro de Veículos (DOVE) e a Diretoria de Fiscalização. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção.