Em virtude das obras de triplicação da BR-232, a Copergás realiza neste final de semana uma grande operação de remanejamento de sua rede de gasodutos na área. A Companhia está investindo R$ 3 milhões na ação e vai mobilizar aproximadamente 70 colaboradores para que os serviços transcorram sem problemas para os usuários do gás natural. O fornecimento será mantido para os mais de 74 mil clientes residenciais, industriais e comerciais da Copergás.
A única interrupção ocorrerá para 37 postos de combustíveis que comercializam o GNV, na Região Metropolitana do Recife. Todos já foram comunicados, para alertarem os seus clientes. A previsão é que esta interrupção ocorra das 20h deste sábado (dia 22) até as 20h do domingo (23), horário em que as obras serão executadas. Em Pernambuco, são 100 os postos clientes da Copergás, o que significa que a maioria continuará operando com GNV normalmente. Veja abaixo a lista dos postos que estarão funcionando sem interrupção.
“A operação foi planejada nos mínimos detalhes, tendo como prioridade os nossos clientes e a população em geral. Cada setor terá um profissional responsável, acompanhando diretamente os serviços. Nesta sexta-feira (21), um novo encontro será feito para checar os detalhes finais”, disse André Campos, presidente da Copergás. “A triplicação da BR-232 é uma obra que vai beneficiar milhões de usuários. Consciente disso, a Copergás não teve problemas em adaptar-se às ações exigidas, como o remanejamento de nossa rede”, completou.
Os serviços não terão escavação nem causarão impacto extra no trânsito da BR-232, onde se realizam as obras de triplicação da rodovia, no trecho de acesso à Região Metropolitana.
No remanejamento serão realizados trabalhos como inertização (retirada do gás natural do gasoduto e sua substituição por nitrogênio, procedimento operacional de segurança para evitar riscos durante a execução dos serviços), gaseificação (reintrodução do gás natural), recomposição e limpeza do solo.
A Copergás vai aproveitar a obra para modernizar sua malha no local, trocando os atuais dutos. Além disso, a rede remanejada ficará em trecho afastado da pista da BR-232, de forma a que caso no futuro seja necessária a realização de alguma ação, isso poderá ser feito sem provocar impacto no trânsito.
Todas as medidas necessárias de sinalização e isolamento estão garantidas, como a instalação de placas, sistema de iluminação e sinalização noturna. Veículos leves e frota pesada fazem parte da estrutura montada para a operação.