A Rua Expedicionário Valdemar Adelino, na Linha do Tiro, será a próxima via beneficiada com obras de pavimentação e drenagem pelo Programa Rua Tinindo. As intervenções da Prefeitura do Recife começam nesta semana e garantirão mais conforto e dignidade aos moradores, melhorando as condições de circulação e de escoamento das águas das chuvas. O prefeito do Recife, João Campos, esteve na rua, na noite desta terça-feira (7), quando assinou a ordem de serviço e conversou com os moradores do bairro.
“A gente está transformando o sonho de uma rua calçada em realidade. Essa obra é a mais importante da cidade para todo mundo que mora nessa rua. Estamos aqui para autorizar o início de obra ainda nesta semana. A gente está fazendo esse trabalho aqui e em outras 100 ruas na cidade, lugares que necessitam de infraestrutura. Os recursos são da Prefeitura do Recife, fruto dos impostos pagos pelos recifenses. Num dia como o de hoje, nós vemos que vale a pena as noites mal dormidas e cada trabalho executado porque conversamos com pessoas que estão a 30, 40, 70 anos aguardando pela pavimentação dessa rua”, declarou João Campos na ocasião.
A Rua Expedicionário Valdemar Adelino contará com pavimentação numa extensão de 153,97 metros, correspondendo a uma área de 1.053,16 m². Serão implantados 68,02 metros de tubulação de drenagem, nove caixas coletoras com gavetas, 710,23 m² de passeios públicos e 320,89 metros de meio fio. O investimento na obra é de R$ 562.852,58.
Maria José da Conceição, conhecida no bairro como Dolores, tem 73 anos e mora há 59 anos na Rua Expedicionário Valdemar Adelino. Há dois anos, montou um bar com os filhos e o marido ao lado de casa. De acordo com ela, a pavimentação e a drenagem da rua serão importantes tanto para quem mora quanto para quem tem negócio no local. “Essa equipe jovem da Prefeitura vai realizar essa obra. Esperei muitos anos para andar na minha rua calçada. Isso é uma vitória, é demais. A gente sonha com muita coisa na vida e essa rua era uma delas. Tudo é no tempo de Deus”, contou ela, emocionada.
Já o motorista Carlos Antônio, 63 anos, vive na Rua Expedicionário Valdemar Adelino há 33 anos com a esposa e dois filhos. “Vai melhorar muito a situação em relação à poeira que é algo que faz muito mal à saúde. E vai facilitar muito a vida dos moradores, vai ser bom para a circulação de veículos e de pedestres. O meu sentimento vai ser de sonho realizado quando eu ver tudo pronto”, disse ele.
A previsão de término das obras é o dia 5 de junho. O Programa Rua Tinindo vai garantir a pavimentação e a drenagem de cerca de 100 ruas que atualmente estão em leito natural, com um investimento de cerca de R$ 120 milhões. Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife