Mais atentas, cuidadosas e responsáveis nas estradas, as mulheres são o foco do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), nesta quarta-feira (dia 8), das 7h30 às 10h, no Segundo Jardim de Boa Viagem, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Com a Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, o órgão, vinculado à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, vai levar agentes femininas de fiscalização e técnicas em educação de trânsito, para orientar as condutoras de veículos, reforçando práticas de segurança e os requisitos para evitar acidentes. Além das orientações, haverá distribuição de rosas com as mulheres motoristas, numa parceria com o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa). A ação também terá a participação da Secretaria Estadual da Mulher.
Dados atuais do Detran-PE registram que as mulheres representam 27,5% dos condutores de veículos em Pernambuco. Para elas, as técnicas da Educação de Trânsito do departamento farão uma breve abordagem. O momento servirá para felicitar pelo dia, agradecer por uma boa conduta nas estradas e para oferecer cartão alusivo à data, com dicas de responsabilidade no trânsito, acompanhado por rosa. Já as representantes da Secretaria da Mulher vão levar mensagem de cuidados e respeito feminino.
Ainda durante a ação, as agentes da Fiscalização vão aproveitar a operação para passar orientações rápidas sobre a importância do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo. Elas também vão alertar sobre os riscos do uso do celular enquanto dirige, e, principalmente, não conduzir veículo após ingerir bebidas alcoólicas.
Além disso, quem passar pelo Segundo Jardim, terá a oportunidade de utilizar o Detran Itinerante, caminhão equipado com três guichês de atendimento e computadores aptos para solicitação de diversos serviços. Lá, será possível emitir certidão “Nada Consta”, solicitar 2ª Via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), imprimir taxas, multas e agendar serviços, além de consultar a pontuação da CNH.
A operação do Dia Internacional da Mulher vai contar ainda com a participação de mulheres integrantes da Operação Lei Seca, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).