Na sexta-feira (24), 450 veículos foram abordados durante blitz do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), na Av. Abdias de Carvalho, Zona Oeste do Recife. Todos os condutores foram submetidos a testes de alcoolemia, resultando em 01 teste positivo. Também foram identificadas 66 infrações de trânsito, com 13 remoções de veículos, sendo 03 ciclomotores que estavam sem placas. Um de seus condutores foi encaminhado à delegacia por desacato a autoridade. A ação, realizada nos dois sentidos da via, consistiu em triagem, corredor de abordagem, retenção e apoio policial. A ação se estendeu até a madrugada do sábado (25) com a operação “Corredor de Segurança Viária”, direcionada a motoristas e motociclistas, visando coibir a ingestão do álcool antes da conduzir veículos, como também, o uso do celular durante o ato de dirigir.
A blitz foi realizada sem a necessidade dos motoristas saírem dos veículos, mesmo sendo submetidos ao teste com etilômetro (bafômetro). Os autuados foram encaminhados para área apropriada, no mesmo local, onde assistiram vídeos relacionados à educação para o trânsito. O órgão disponibilizou ainda, os serviços do Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimento externo, voltado para solucionar as irregularidades relacionadas à documentação dos veículos. No local foi possível imprimir boletos, taxas, Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), “Nada Consta” e consulta de pontuação, por exemplo.
Além das questões ligadas ao trânsito especificamente, a operação contou com serviços de fiscalização e vistoria, responsável pela identificação de três chassis de ciclomotores ilegíveis. O sistema Alerta Celular, também participante da operação, somou 80 consultas. Outro sistema, o Alerta Bike, também integrou a operação. Ainda foram realizadas rondas com policiamento ostensivo nas áreas circunvizinhas, como os bairros do Prado, Bongi, Mustardinha e San Martin. A participação do policiamento contribuiu na procura por armas ilegais, drogas e veículos roubados. Com apoio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a operação auxilia no combate direto aos crimes violentos letais intencionais (CVLI), cometidos durante a condução de veículos ou com o emprego deles, e na recuperação de veículos roubados.
A realização da operação “Corredor de Segurança Viária” ocorre devido a informações de que os motoristas estão bebendo e dirigindo com maior frequência. De acordo com números da Secretaria Estadual de Saúde, os flagrantes de alcoolemia aumentaram 70% em 2021, comparado ao ano anterior. Ao todo, 15% das mortes estão associadas ao consumo de álcool e direção em Pernambuco, conforme o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), maior taxa de óbitos por ingestão de álcool em 100 mil habitantes/país.
Já no caso das motocicletas, os sinistros no trânsito apontam que o número de internações chegou a 71.344 ocorrências, nos sete primeiros meses de 2021. O número é superior em 14,3% ao registrado em 2020 e 8,3% maior que o de 2019. A motocicleta representa 54% de todos os sinistros de trânsito no Brasil. Também é preocupante que quase 20% dos moradores das capitais brasileiras admitem utilizar o celular enquanto conduzem o veículo. Com isso, o risco de acidentes aumenta em 400%.
A Operação “Corredor de Segurança Viária” tem abrangência no Recife e Região Metropolitana, em locais de grande circulação de veículos, preferencialmente nas redondezas de bares e outros pontos de consumo de álcool. Além da fiscalização, a Diretoria de Operações do Detran-PE disponibiliza profissionais para esclarecer dúvidas sobre procedimentos do órgão relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou ligados a veículos, com possibilidade de sanar no próprio local.
A operação contou com efetivos do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan) e do 12º Batalhão da PMPE, que também atuaram nas abordagens a transportes coletivos e rondas para evitar que motoristas infratores escapassem da operação. Além deles, ainda participaram da blitz, os motociclistas/batedores do Grupamento de Trânsito de Motociclistas (GTram), vistoriadores da Fiscalização do Detran-PE, grupos volantes e equipe do sistema Alerta Celular e Alerta Bike.