Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

FALSA HUMILDADE

A frase a seguir, atribuída Blaise Pascal filósofo, escritor e matemático francês, serve de inspiração para nossa reflexão desta data. “A falsa humildade é puro orgulho”.

No mundo corporativo e nas ralações de amizades vez por outra encontro pessoas com vestes temporárias de cordeiros. Temporárias porque ao conseguirem o que buscam vestem a roupa real. Isto mesmo, muitas pessoas apresentam uma humildade falsa para obter benefícios, galgar posições elevadas, no mundo social e nas empresas onde trabalham.

No meio político é comum ouvirmos a seguinte ponderação: “Fulano mudou muito depois que se elegeu, antes falava com todo mundo e hoje fica trancado em seu mundo”. Este fenômeno já ocorreu com alguém do seu relacionamento? Em caso positivo tenha certeza que a humildade antes apresentada era falsa e como aponta o intelectual francês era movido pelo orgulho.

Necessário se faz entender que muitas vezes qualificamos como humildade a forma simples que algumas pessoas aplicam em seus atos e no seu cotidiano. Ser simples é diferente de ser humilde, a simplicidade aplicada pelos humildes verdadeiros é algo muito intenso. Em um exercício de autoavaliação eu me considero uma pessoa simples, mas, estou muito distante de ser humilde. Tendo melhorar nesse quesito, não é fácil.

No site “www.significados.com.br” encontramos: “A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.” Percebam a sintonia dessa percepção com a frase inicial. Da humildade verdadeira o orgulho passa distante, da falsa humildade ele é um aliado. Na bíblia encontramos diversos registros sobre humildade. Na vida cotidiana muitos poderosos exige humildade e não aplicam ou quanto o fazem é com extrema falsidade. Abaixo o orgulho, viva a humildade.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários