No último dia 15 de Fevereiro, a Associação Avícola de Pernambuco já havia se manifestado em nota oficial sobre a pauta. Após a nota, a deputada estadual Débora Almeida também manifestou sua preocupação com a possibilidade da Influenza Aviária se instalar no Estado.
Somando-se à publicações em diversos veículos digitais da imprensa pernambucana na tarde desta quinta-feira (23) e emitidas pelo gabinete da Deputada estadual Débora Almeida (PSDB), referindo-se a iminência de uma grave doença contagiosa que acomete aves silvestres e domésticas, com casos já constatados em alguns países da América do Sul, a Associação Avícola de Pernambuco que representa os criadores, também já demonstrava preocupação com o tema, manifestada em uma nota de alerta emitida na semana anterior, recomendando às granjas a necessidade urgente de se barrar a ameaça sanitária no estado.
Na nota assinada pelo Presidente da AVIPE, Giuliano Malta, a entidade se refere à “confirmação de surto da gripe aviária em vários países da América do Sul, a exemplo da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, entre outros dos quais muitos fazem fronteira com o Brasil, situação nunca antes ocorrida…”. O texto também faz recomendações aos procedimentos de segurança que devem ser observados pelos criadores.
LEIA A NOTA DA AVIPE NA ÍNTEGRA, ABAIXO:
O vírus pode causar a morte súbita das aves, chegando a atingir 80% da criação. Em caso de mortes muito rápidas, as aves sequer apresentam sintomas da doença que são tosses, espirros e muco nasal, inchaço da crista e barbela, edema nas articulações, falta de coordenação motora – em razão da ação da doença sobre o sistema nervoso -, além de diarreia e desidratação.
Débora Almeida se reunirá mais uma vez com os representantes do setor aviário do estado, desta vez para traçar metas que possam nortear as ações preventivas. Para a parlamentar, que é líder da bancada tucana e representa o agro na ALEPE com atenção para os pequenos, médios e grandes produtores. Nas suas mídias sociais, Débora declarou: “Estamos em alerta após os caso de gripe aviária de alta patogenicidade na Argentina. Essa variante representa um risco enorme para a produção de proteína animal, inclusive a pernambucana.”
A Deputada tem sua trajetória profissional vivenciada também no setor avícola, tendo governado por dois mandatos São Bento do Una, município do Agreste conhecido como maior produtor de aves do estado.