A Neoenergia Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (1), a operação montada pela distribuidora para o Carnaval 2023. Durante coletiva de imprensa realizada na sede da empresa, ao lado de representantes do Corpo de Bombeiros e Samu, a concessionária apresentou o trabalho que vem desenvolvendo desde o último mês de setembro, com a finalidade de garantir a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica com segurança para todos os foliões. No total, mais de dois milhões de clientes, espalhados por 58 municípios onde ocorrem as principais festas carnavalescas, serão monitorados durante os Dias de Momo.
Para os dias de Carnaval, a Neoenergia Pernambuco vai contar com 400 equipes de plantão nas ruas, um aumento de 40%, 24 horas por dia, espalhados pelos principais polos do Estado. O Centro de Operações Integradas da concessionária, que funciona no Recife e monitora todas as turmas de eletricistas, inspetores e engenheiros que estão nas ruas, receberá um incremento de 30% no número de operadores. Quatro transformadores móveis também estarão à disposição para suprir qualquer necessidade.
“Estaremos com veículos e eletricistas prontos para atuarem próximo aos polos de animação. Fizemos um trabalho preventivo robusto para evitar qualquer interrupção no sistema. Porém, caso aconteça, estaremos prontos para atuarmos no menor espaço de tempo possível. Também estaremos monitorando constantemente os hospitais, com ligação direta com cada um deles”, comentou o gerente de operações da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.
Entre as principais ações preventivas realizadas pela empresa, destaca-se a instalação ou substituição de mais de 310 religadores e 75 novos esquemas de self-healing. Esses recursos tecnológicos são acionados imediatamente sempre que existe uma interrupção no fornecimento, isolando o defeito e normalizando o abastecimento em poucos segundos.
Além disso, foram inspecionados mais de 12 mil quilômetros de rede e realizadas cerca de 100 mil podas na vegetação que se encontrava próxima aos fios. A Neoenergia promoveu a substituição ou melhoria em 1,2 mil equipamentos pertencentes às subestações que atendem os municípios monitorados, entre eles Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Catende, Paulista, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Goiana, Nazaré da Mata, Vitória, Gravatá, Bezerros, Garanhuns, Pesqueira e Buíque. Todas as 58 cidades tiveram seus circuitos inspecionados de forma preventiva e corretiva visando o Carnaval e suas prévias.
PRINCIPAIS POLOS – Nos três principais polos de animação, o Galo da Madrugada, o Recife Antigo e Olinda, vão contar com equipes fixas na região para o atendimento mais rápido. O Galo contará com 72 profissionais espalhados pelo trajeto, com 11 equipes fixas espalhadas na localidade. Em Olinda, serão mais de 300 profissionais e nove equipes de prontidão. No Recife Antigo, a Neoenergia disponibilizará 340 colaboradores e oito equipes localizadas em pontos estratégicos.
FERNANDO DE NORONHA – As ações preventivas da Neoenergia Pernambuco também foram realizadas em Fernando de Noronha. Desde o último mês de setembro, mais de duas mil podas foram feitas, 17 pontos corrigidos e 35km de redes inspecionados.
ATENDIMENTO AO CLIENTE – A central de atendimento da Neoenergia Pernambuco também será reforçada durante o Carnaval. Em caso de falta de energia ou qualquer outra demanda relacionada à rede elétrica, estará disponível o teleatendimento 116 e o whatsapp 81.3217.6990. As lojas de atendimento funcionarão até a sexta-feira (17) e só serão reabertas na quarta-feira de cinzas, às 12h.
LIGAÇÕES PROVISÓRIAS – Os pedidos de ligação provisória devem ser feitos com pelo menos cinco dias úteis de antecedência. Para dar entrada na solicitação, é preciso que o interessado possua autorização do uso do solo concedido pela prefeitura, declaração da carga que será utilizada, padrão de entrada e aterramento feitos e atenda aos critérios técnicos e de segurança do setor elétrico nacional.
PRINCIPAIS DICAS DE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA NO CARNAVAL:
– Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Neoenergia.
– Não jogar serpentina na direção da rede elétrica.
– Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica.
– Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.
– Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.
– Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica.
– Evitar que balões (blimps) e placas de propaganda toquem na rede elétrica.
– Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica.
– É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.
– Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Neoenergia através do número 116.