Pouco mais de 24 horas de empossada deputada estadual, a parlamentar conhecida como ‘A voz do Agreste’, já vem desempenhando suas funções no legislativo, com atenção a suas bases no interior e focando nos compromissos de campanha
A agenda desta sexta-feira (03/02) foi extensa para a deputada estadual Débora Almeida (PSDB). No início da manhã, a parlamentar participou do chamamento feito pela Governadora Raquel Lyra (PSDB) e, ao lado dos outros 48 colegas de Assembleia Legislativa, compôs a reunião de integração entre os poderes. O ato aconteceu no Palácio do Campo das Princesas.
DEMANDAS – Durante a reunião, cada deputado teve a oportunidade de se pronunciar. Na sua fala, Débora destacou a urgência de reforço da segurança no interior e no estado como um todo. A escalada dos crimes como o tráfico de drogas e o problema de roubo de cargas, foram evidenciados; Ela também comentou sobre a importância da construção do Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns, que quando construído reduzirá o gargalo do atendimento médico de urgência na região; Além disso, a parlamentar destacou a continuidade da Ferrovia Transnordestina, que será uma solução logística integrada para atender a região, ajudando também a reduzir os custos de produção; Falou sobre a necessidade de investimentos em tecnologia no setor agro e no abastecimento de água; implantação de cursos tecnológicos voltados para a cadeia produtiva de cada região, trabalhando a potencialidades locais, além de enfatizar a sua preocupação com a questão sanitária no estado, reproduzindo a informação dos avicultores sobre a provável chegada da gripe aviária.
Na opinião de Débora, a reunião da governadora com o parlamento foi relevante, principalmente em um momento no qual, respeitando-se a independência dos poderes se busca a harmonia entre eles, que é uma norma constitucional,
objetivando a soma de esforços para levar Pernambuco a superação dos seus desafios e a retomada, de fato, do seu legítimo protagonismo.
PAUTA SERTANEJA
A Deputada que também foi eleita de forma majoritária na cidade sertaneja de Terra Nova, acompanhou a prefeita daquele município, Aline Freire (Avante), em uma agenda com o Secretário de Recursos Hídricos, Dr. Almir Cirilo.
A pauta serviu para que discutisse ações efetivas na questão do abastecimento de água para as populações daquele município de 10.314 habitantes, distante 571 quilômetros do Recife.
Em uma das demandas, a gestora referiu-se a problemática da Barragem Nilo Coelho, que encontra-se com as comportas abertas e precisa de manutenção. Segundo ela, apesar do chamamento de 03 licitações no Governo anterior, nenhuma empresa se dispôs a realizar a obra. Atencioso, o Secretário se comprometeu a realizar novos estudos para que o Governo do Estado possa abrir um novo processo licitatório.
Durante a campanha eleitoral, a questão hídrica foi uma das principais demandas que a então candidata Débora escutou dos terra-novenses e de moradores de outras localidades daquele entorno.
JUPI – A parlamentar aproveitou a agenda com o Dr. Almir Cirilo para alertar o Governo sobre a necessidade urgente de manutenção da Barragem de Santa Rita, no município de Jupi, Agreste Meridional. De acordo com informações de Débora repassadas ao Secretário de Recursos Hídricos, o reservatório encontra-se com uma fissura, carecendo de uma avaliação e urgente manutenção para evitar até mesmo um rompimento, com graves danos à região. Sobre esta demanda específica, o titular da pasta interno disse que vai focar nestas pautas, internamente. Assessoria de Imprensa: Fotos: Jakson Costa