As novidades do Carnaval do Recife 2023 estão presentes também no Concurso de Agremiações, a ser realizado no domingo, segunda e terça de carnaval (19, 20 e 21 de fevereiro, respectivamente), na Avenida do Forte, Cordeiro, e Rua João Lira, Santo Amaro. Será o primeiro evento após o anúncio do Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, que inaugurou diversas estratégias de valorização das agremiações e tradições culturais ancestrais, com reajustes entre 40% e 50% nos valores de cachês e premiações de concursos assegurados pelo poder público municipal. Serão distribuídos mais de mais de R$1,3 milhão entre as agremiações.
Ao todo, serão 206 agremiações, entre troças e blocos, grupos de frevo e maracatu de baque solto, de baque virado, tribos de índios e caboclinhos, bois, ursos e escolas de samba. Os grupos de acesso, 01 e 02 se apresentam no domingo (19) a partir das 14h, seguindo até a faixa das 3h da manhã do dia seguinte. Na segunda (20), o início está marcado para as 9h, estendendo-se até as 3h da manhã seguinte. Na terça, vai das 9h às 2h55, mais ou menos, da manhã de quarta-feira. Todos esses dias, na Avenida do Forte, no Cordeiro.
Já na Rua João Lyra, em Santo Amaro, os grupos especiais se apresentam, no domingo (19), a partir das 14h, seguindo até a faixa das 2h55 do dia seguinte. Na segunda (20), vai das 14h até as 4h05 da terça (21) que tem programação marcada para início às 9h, indo até às 1h25 da quarta (22).
Serão seis comissões julgadoras. Três na Avenida do Forte e três na Rua João Lyra. O critério para a escolha dos jurados considerou a afinidade de cada uma com as modalidades disponíveis. Estarão presentes artistas plásticos, designers, coreógrafos, bailarinos, atores de teatro, arte-educadores, escritores, dramaturgos e carnavalescos. A apuração acontece na quinta-feira (23), logo após o carnaval, na Casa Oito, no Pátio de São Pedro, das 10h às 15h.
As agremiações, inclusive, desfilarão as suas cores e enredos vencedores nas tardes do Recife Antigo, com apoteose no palco do Marco Zero, confirmando uma tradição de muitos carnavais. Também não vai faltar cultura popular nos polos de bairro montados por toda a cidade, em apresentações de chão e no palco, convidando o Recife todo a celebrar suas raízes culturais mais profundas.
E ainda tem mais. Além do protagonismo diário no palco do Marco Zero, a população ganhará o desfile De Pátio a Pátio, que reunirá, entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro (domingo, segunda e terça de Carnaval), das 16h às 19h, agremiações da cultura popular. Entre elas, estarão presentes as vencedoras dos concursos carnavalescos de 2020, para inaugurar mais um circuito dedicado a abrir alas para a cultura popular no meio da folia, que se estenderá entre o Pátio do Livramento, Rua 1º de Março, Praça da Independência, Avenida Dantas Barreto e Pátio de São Pedro.
Toda a programação do Carnaval do Recife 2023 pode ser conferida em carnavaldorecife.com. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/