Enquanto a folia avança, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) atua para garantir a fluidez do tráfego, na cidade de Olinda, durante procedimentos de emergências em vias interditadas ou com grande fluxo de foliões. Em parceria com o Samu do município, oito agentes e batedores da Fiscalização de Trânsito, vão agilizar o trajeto de ambulâncias, facilitando a passagem do veículo, deste sábado (18) até a terça-feira (21).
O efetivo do Detran-PE, que integra a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, estará encarregada de atuar na ida e na volta, ou seja, possibilitando a chegada do socorro no local do evento, e de lá, até o hospital. Além disso, o trabalho também permite acelerar o retorno dos veículos de emergência para as proximidades dos focos de folia.
O trajeto das ambulâncias depende da análise dos agentes de trânsito. São eles que avaliam e definem rotas alternativas, caso não seja possível desobstruir de imediato ruas ocupadas por blocos, trios ou palcos. Trata-se de um trabalho essencial para salvar vidas, pois poucos segundos ou minutos podem fazer a diferença no resultado do atendimento médico. O mesmo esquema já foi utilizado em outras ocasiões, como durante o auge da pandemia, para transporte de pacientes graves entre unidades de saúde.