Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

O PARLAMENTO

Reza a lenda política que o deputado Ulysses Guimarães, presente no parlamento brasileiro de 11.03.151 até 12.10.1992 data do seu falecimento, quando indagado sobre o declínio do parlamento brasileiro respondia: “Você só diz que esse Congresso é ruim porque ainda não viu o próximo”.

Esta frase vem sendo lei a cada legislatura. O nível cai e o fundo do poço sempre está distante da última escavação. Existem várias justificativas para esse fenômeno desabonador, vamos tratar nesta crônica da tese de que o parlamento é o espelho da sociedade que o elege.

O economista e professor universitário Marcus Pestana, de Minas Gerais, atesta em artigo: “… em tese o Congresso é o espelho da sociedade, já que ninguém chega lá sem ser eleito por ela, no ambiente da mais completa liberdade. É uma questão instigante discutir porque a população, ao mirar o que seria o seu reflexo no espelho, tem a sensação de incômodo e decepção. Salta aos olhos que as regras de nosso sistema não ajudam a construção de uma relação de proximidade, identidade e controle entre representante e representado, entre eleitor e eleito”. Um pouco mais na frente destaca: “…é evidente que o poder econômico, o baixo nível de informação e consciência, o populismo, entre outros vetores, distorcem a representação.”

Concordo com as ponderações do parlamentar mineiro e adiciono que além do “… baixo nível de informação e consciência, o populismo.” A degradação que a sociedade experimenta diuturnamente também é fator predominante nestas escolhas malditas. Tudo sustentado em pilares muito bem fincado em solo lamacento pelo fajuto sistema político que impera em nosso país.

A cada pleito valores que deveriam decidir os votos são trocados por anomalias criadas por “alquimistas do mal”, transvestidos de marketeiros e formadores de opinião no obscuro mundo das redes sociais, ambiente em que bugalho é vendido como alho e falsos brilhantes se transformam em joias raras. Bons nomes são triturados pelas máquinas dessas mídias malditas.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários