O angu de caroço nas eleições das Câmaras – É uma coisa que é comum acontecer na política da região do Pajeú, nas eleições para a Mesa Diretora de Câmara de Vereadores.
Neste final de ano, em duas cidades Tabira e São José do Egito, as eleições estão um verdadeiro Angu de Caroço, se não vejamos;
Ontem durante o velório do vereador Flávio Jucá, na cidade de São José do Egito, tive a oportunidade de conversar com parlamentares e políticos egipcienses, e um fato chamou muito a atenção de todos, as ausências de cinco vereadores que sumiram e não tiveram a mínima consideração de prestar a última homenagem ao colega Flávio. Não apareceram no velório, o atual Presidente, João de Maria, a vereadora Patrícia de Bacana, que reassumiu o mandato, Jota Ferreira, Maurício do São João e Damião de Carminha.
Em conversa com um vereador egipciense, este afirmou que eles estão numa praia, reclusos para a votação da Mesa Diretora, que deverá ocorrer daqui a umas duas semanas, “eles não tiveram a mínima consideração por o ser humano Flávio Jucá, homem destemido, sem arestas políticas, mas pelo poder eles se ausentaram, cumprindo ordem do Presidente João de Maria, os telefones todos desligados, isso é falta de consideração ao ser humano da extirpe de Flávio Jucá, eles têm vidas e famílias”, disse o parlamentar em reserva.
Voltando a falar em eleição da Mesa de Diretora, como postei na quinta-feira, 1º de dezembro, nesta Coluna, Flávio tinha tudo para ganhar as eleições, era a pessoa do consenso, agora com sua morte, alguns governistas afirmaram que o prefeito Evandro Valadares, tem a preferência pelo vereador Beto de Marreco, que não tem a simpatia dos colegas governistas. Pelo que apurei ontem, o placar neste momento é 7 x 6 para a reeleição do atual Presidente João de Maria.
“Precisa agora uma grande habilidade política para desfazer este quadro, não é fácil, mas não impossível reverter esta situação”, disse um vereador em conversa com este blogueiro.
Agora vamos para a cidade de Tabira, que não é muito diferente de São José do Egito.
Na cidade das tradições, que sempre na política apresenta até coisas improváveis, a situação também é um angu de caroço.
Este blogueiro foi informado que corre nos quatro cantos da cidade das tradições, que o deputado federal tabirense, Carlos Veras, não está medindo esforços para manter o atual Presidente, no comando da casa Eduardo Domingos de Lima.
A chapa governista dos sonhos do petista, é Djalma das Almofadas Presidente, Pipi de Verdura, 1º Secretário e Kleber Paulino 2º Secretário, agora segundo uma fonte, hoje perde para a chapa da oposição.
Por outro lado, a chapa da oposição que conta com o apoio da prefeita Nicinha Melo, do ex-prefeito Dinca Brandino, do vice-prefeito Marcos Crente, do ex-prefeito Mano Sampaio e Dona Geneny, entre outros, comenta-se que é a favorita.
A chapa que foi lançada tem o vereador Valdemir Nogueira, candidato a Presidente, Antônio Eraldo 1º Secretário e a vereadora Ilma Rocha 2ª Secretária.
O que este blogueiro apurou mesmo, foi que o alvo da atual Mesa Diretora, é o vereador Didi de Heleno, que tem recebido constantes ligações para aderir o grupo do presidente Djalma das Almofadas, e além do mais, uma fonte segura com conversa com este blogueiro, confirmou que até dinheiro tem sido oferecido ao vereador para o mesmo deixar o grupo de Valdemir, além de outras promessas absurdas.
Neste contexto, tenho que acreditar que ser Presidente de Câmara, é muito bom.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos das eleições de São José do Egito e Tabira.
Acreditem, mas é verdade…são coisas da política.
Reunião – Como já tinha anunciado anteriormente nesta Coluna, será amanhã no Espaço Renato Machado, a partir das 14:30 horas, na cidade de Caruaru, a reunião da governadora eleita, Raquel Lyra, com os prefeitos pernambucanos nesta quarta-feira (7). O local fica próximo ao antigo Palladium, no inicio da estrada sentido Riacho das Almas.
Frase – “Flávio era fino de trato! Fazia política com grandeza, o Pajeú perde muito com sua partida! Um vereador exemplar!” (Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Igor Mariano)
Assumiram – A Câmara Municipal do Recife ganhou dois novos vereadores, Gilberto Alves (Republicanos) e Victor André Gomes (União Brasil), que assumiram os mandatos após a cassação de toda a chapa do Avante por irregularidade no cumprimento das cotas femininas nas eleições de 2020. Gilberto já havia sido vereador, enquanto Victor assume o posto pela primeira vez.
Tranquilo – O jornalista Mário Viana, na confraternização dos blogueiro afogadenses no último domingo (04), foi muito questionado pelos colegas blogueiros, sobre sua expectativa quanto aos cargos que o Governo do Estado possui em Afogados da Ingazeira e região do Pajeú e se já teria sido consultado sobre o assunto: “Quanto a isso, nunca fui procurado para tratar sobre estes assuntos, estou muito tranquilo, não tenho motivo nenhum para ficar apreensivo”, disse Mário.
Perguntar não ofende – A ciumeira está correndo solta entre vereadores de Afogados da Ingazeira?