A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realizou nesta terça-feira, 13/12, a aula inaugural do Curso de Formação Profissional da Polícia Penal de Pernambuco. A cerimônia foi realizada no Geraldão e reuniu 1.333 candidatos aprovados no concurso de 2021 e mais cerca de 200 sub judice (sob pendência judicial).
Todo o curso está composto de aula inaugural, seminário de integração, módulo teórico administrativo, módulo tático operacional e aula de encerramento, grades obrigatórias para todos os alunos. O módulo teórico administrativo será realizado de 26 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, em escolas públicas, com a parceria da Secretaria Estadual de Educação.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides, ressaltou a importância do ingresso no sistema prisional. “Quando vejo esse ginásio com tantos homens e mulheres ávidos a dedicar sua vida e sua trajetória ao serviço público, à segurança penitenciária, vejo uma imagem bonita, significativa e desafiadora. Muito mais do que o futuro do sistema de Pernambuco, vocês são a esperança da ressignificação”. O gestor ressaltou ainda que “esse [curso de formação] é um processo da carreira do serviço público. Toda gestão dá a sua contribuição e esta está encerrando a fase do concurso e iniciando a de formação. Que venham mais avanços para o sistema prisional”, concluiu.
O módulo tático operacional está previsto para acontecer no período de 06 de fevereiro a 9 de junho de 2023, na Academia de Polícia Penal de Pernambuco (APPE), a depender da conveniência e oportunidade da nova gestão governamental. “Esperei por esse concurso e consegui. Hoje é um dia especial, não só pela minha aprovação, mas porque a gente conseguiu a convocação. É o início de uma jornada que sinto que trará muito sucesso para minha vida”, afirmou a candidata e presidente da comissão do concurso, Camila Ribeiro.
A aula inaugural contou com a presença do secretário Cloves Benevides; secretário de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte/MG, Genilson Ribeiro Zeferino; deputada estadual Gleide Ângelo; secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues; do gestor da Academia de Polícia Penal de Pernambuco (APPE), Henrique Douglas; e do presidente do Sindicato dos Policiais Penais/PE, João Carvalho. Estiveram presentes também policiais penais do sistema prisional, gerentes e superintendentes da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e familiares dos candidatos. Em 2017, o governo de Pernambuco nomeou 208 policiais penais, também por meio de concurso público.