A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, concedeu uma entrevista exclusiva para o blog, onde falou sobre sua gestão, os desafios para 2023, eleições 2022, cenário político nacional, estadual e municipal, além do dia a dia da política.
Veja a íntegra da entrevista exclusiva da prefeita de Serra Talhada:
Finfa: Queria que a Sra. fizesse um panorama desses seus quase dois anos de gestão.
Márcia Conrado: Eu sempre digo que me sinto muito abençoada por Deus. Além de ter muitos colaboradores entusiasmados para trabalhar pro povo de Serra Talhada, a gente vem conseguindo destravar problemas históricos na nossa cidade. Um deles era a abertura do SAMU, que através do CIMPAJEÚ, conseguimos colocar o primeiro consórcio funcionando em Pernambuco, no nordeste de Serra Talhada, [além do] problema do abatedouro público, que era sério [e] já está funcionando.
Calçamos mais de 100 ruas em menos de dois anos. Abrimos a unidade mista — acho que é a única unidade mista de saúde do sertão pernambucano, lá no bairro do Mutirão. O bloco cirúrgico do Altino Ventura, a gente entrega agora no final do ano. [Também] as reformas das escolas, principalmente da zona rural.
Hoje a gente tem 63 unidades, entre escolas e creches, e já conseguimos reformar mais de 30%. Fico muito feliz de ver que, em vários distritos, mesmo em escolas que só tem duas salas, a gente tem ar condicionado, alunos com fardamento, kit escolar e novas cadeiras. Ainda precisamos inovar com informática, robótica… Mas acima de tudo, agradecendo a colaboração de todos os profissionais que se dedicam 100%. Fico muito feliz em ver que estamos trabalhando de forma harmônica, onde todos os setores se desenvolvem. No esporte, o vôlei, futebol, futsal, judô, tantas categorias esportivas sendo lembradas e sendo ajudadas nesse nosso governo.
Na assistência social, há a reabertura da cozinha comunitária do Mutirão e a ampliação da oferta desses alimentos no Bom Jesus.
Saúde: hoje você pode vir em todas as zonas rurais, assim como na cidade, que temos exames cardiológicos nos nossos postos: exames laboratoriais sendo realizados dentro da unidade de saúde, sem o paciente precisar ir ao laboratório.
Meio ambiente: mês passado estive na Argentina junto ao secretário Sinésio, em uma viagem organizada pela União Européia. Só houveram dois municípios que representaram o Brasil: Serra Talhada e Salvador, falando sobre suas práticas exitosas.
Temos a coleta seletiva, iniciando agora com tantos e tantos desafios, e o Arboriza Serra, que é muito visto até no exterior.
Digo sempre que somos muito abençoados por Deus, conseguimos ter colaboradores que trabalham de manhã, tarde e noite, que me acompanham de domingo a domingo, mas crescemos de forma harmônica, em todas as nossas secretarias.
“Estaremos com 10 milhões de reais, recapeando o centro da cidade. Já estamos terminando nosso planejamento para 2023. Tenho certeza de que faremos completo e muito mais.” – Márcia Conrado
Finfa: Diante desse quadro que a Sra. pontuou, o que há de novo para se oferecer na sua administração aos serra-talhadenses em 2023?
Márcia Conrado: Estamos terminando nosso planejamento para 2023. Quero inovar com as vagas para creches na zona rural. Colocar as crianças na idade certa é garantir que essas crianças — que têm entre 0 e 6 anos — tenham o melhor acompanhamento cognitivo, emocional, social, e que possamos propor um futuro melhor para que possam concorrer por emprego [futuramente]. [..] A mãe sabendo que seu filho está numa creche sendo bem assistido e bem alimentado, pode procurar seu emprego e se tornar economicamente ativa. Vamos investir na ampliação das vagas das creches. Estamos com o planejamento de começar a primeira creche da zona rural de Varzinha, e outra creche no IPSEP. Acho que Unidades Básicas de Saúde também precisamos aumentar no Vila Bela. Ele hoje tem atendimento noturno e ambulância, mas precisamos aumentar essa unidade lá, assim como tantos outros problemas.
Investimentos: estaremos com 10 milhões de reais recapeando o centro da cidade. Já estamos terminando nosso planejamento para 2023, tenho certeza que faremos completo e muito mais.
Finfa: Prefeita, a senhora tem o sonho de concluir o Conjunto Vanete, não é isso?
Márcia Conrado: Isso, e agora com a recondução do ex-presidente Lula para ser o presidente do Brasil, eu tenho certeza que esses sonhos vão ser entregues às mais de 700 famílias que diariamente sonham em ter sua dignidade, sua casa própria. Vai ser através de Vanete Almeida. Não tenho dúvida que nosso presidente vai dar de presente muitos sorrisos para as famílias serra-talhadenses.
Finfa: Como é que encontra-se o seu relacionamento com a Câmara Municipal?
Márcia Conrado: Muito bom. Sou muito feliz por ter 14 vereadores, dos 17, na base. Me dou muito bem com os outros três da oposição. Desde o dia que assumi, tenho dito sempre: vamos desarmar os palanques, não existe oposição e não existe situação, existe quem quer o bom para Serra Talhada, e quem tiver nesse propósito de desenvolvimento para Serra Talhada, sempre tem um “sim”.
Mas não posso deixar de agradecer aos 14 vereadores da base e suplentes, que em todos os chamamentos esteve junto com Márcia Conrado, juntos com o povo. Entenderam que não temos projeto pessoal, temos projetos coletivos. Que nunca iremos nos distanciar da população. Esse é o meu maior cuidado: sempre estar ali, com muita humildade, mas escutando da população o que ela quer para o futuro.
Hoje estive em um evento na Câmara de Vereadores com o presidente, Ronaldo, com Gin, o líder de governo, Rosimério de Cuca, Manoel Enfermeiro… Acho que nossa parceria vai além de prefeito e vereadores, vai para o desenvolvimento de Serra.
“[Paulo Câmara] É um governador que eu aprendi a não só respeitar como político, mas também enquanto pessoa, porque vejo a seriedade nos seus olhos e a vontade de fazer o bem.” – Márcia Conrado
Finfa: A Sra. tem uma avaliação, em pesquisas da sua gestão, bem alta. Em 2023, fará uma reforma administrativa?
Márcia Conrado: Desde que assumi, pensava em abrir a Secretaria da Mulher. Tínhamos uma política muito bem trabalhada por Vera Gama e Simone (advogada), muito bem organizada junto a Patrulha da Mulher — composta pela guarda municipal. A polícia também tem feito, com a Patrulha Maria da Penha, um trabalho muito bem feito. Já vejo que a gente precisa ter um destaque maior, então, penso sim em ter a Secretaria da Mulher.
Já estou organizando algumas páginas que tenho certeza que precisam de oxigenação, porque Serra Talhada está cada dia evoluindo mais, e, graças a Deus, cada dia o serra-talhadense está mais exigente. Entre um grupo onde a gente sempre trabalhou com muito carinho e amor pela nossa terra, eu sei que serão necessárias algumas mudanças e criação de algumas secretarias.
Estamos prontos, sempre disse que não podemos nos acovardar quando precisamos dizer “sim” ao povo. Eu nunca me acovardei, e não vai ser agora [que irei].
Finfa: Serra Talhada foi uma das cidades muito bem contempladas no governo Paulo Câmara. A Sra. tem gratidão ao governador por ter tomado a iniciativa de investir e dar investimentos para a cidade?
Márcia Conrado: Sem sombra de dúvidas. Paulo Câmara teve um papel fundamental no desenvolvimento da nossa terra. Foi Paulo Câmara quem fez a estrada que liga o distrito de Santa Rita à Serra Talhada. Quem fez a estrada que liga o meu distrito, Bernardo Vieira, a Serra Talhada. Foi Paulo Câmara quem trouxe a UPAE, que, sem sombra de dúvidas, cuida muito da nossa população. Foi Paulo Câmara quem trouxe o desenvolvimento a partir do momento em que inaugurou o aeroporto em curta distância e mostra Serra Talhada no mapa do desenvolvimento para qualquer investidor em qualquer lugar do Brasil, [e] foi Paulo Câmara quem organizou a UPE para nossa terra.
Está nos ajudando sim com esse investimento de 10 milhões de reais no recapeamento do centro da cidade. No momento que mais precisamos salvar vidas, abriu antecipadamente o Eduardo Campos para que pudéssemos cuidar das pessoas acometidas pelo COVID-19, que foi de fundamental importância para a saúde da nossa população.
É um governador que eu aprendi a não só respeitar como político, mas também enquanto pessoa, porque vejo a seriedade nos seus olhos e a vontade de fazer o bem. Não tenho dúvidas que Serra Talhada será eternamente grata a esse governador. […] Juntando o que os últimos oito governadores não fizeram, Paulo fez em oito anos.
“Quando fui candidata, disseram que “a menina vai ser um poste”, “a menina não tem competência”, mas esqueceram de dizer que a menina tem o povo, e o povo da minha cidade nunca me abandonou.” – Márcia Conrado
Finfa: As urnas mostraram o seu poderio. No primeiro turno, a Sra. apoiou Danilo Cabral e ele perdeu para a concorrente dos seus adversários por 2.785 votos. No segundo turno, a Sra. declarou apoio a Raquel Lyra e o quadro inverteu-se. Com os mesmo grupos, inclusive com o vice da candidata Marília Arraes, sua candidata, Raquel Lyra, ganhou com 3.328 votos. A que a senhora atribui isso?
Márcia Conrado: Gosto muito de escutar Agenor de Melo porque é um vereador em exercício há 40 anos e disse que nunca viu um prefeito fazer o Estadual, Federal, Governador, Senadora e o Presidente. Digo que já começo na política com o pé direito, abençoada por Deus porque conseguimos montar esse grupo que trará desenvolvimento para nossa terra.
Esses votos de todo esse conjunto que Luciano teve — Fernando sendo majoritário, Teresa sendo majoritária, Lula sendo majoritário, Raquel sendo majoritária — no segundo turno, não são de Márcia Conrado. Primeiro, eu escutei o povo. Acho que esse é o grande diferencial. É a conexão que eu tento não perder, de sempre estar junto com todos.
Estou sábado e domingo na zona rural e dia de semana andando em Serra Talhada para ter esse vínculo com a população e entender o que eles querem. Naquele momento, entendi que eles queriam não um projeto pessoal, mas de desenvolvimento de Pernambuco e que no segundo turno [isso] era mostrado por Raquel Lyra.
Aí vem todos os vereadores. O vereador é a porta de entrada para a população, é quem tem mais essa aproximação. Temos a liderança como Regina, do Mutirão, que fez um trabalho exemplar naquela localidade. A vontade do povo era de entender que Raquel era o melhor para Pernambuco. Nas palavras dela se vê transparência, coerência, responsabilidade e experiência. Ela não tenha dúvida que, nesse momento, o povo de Serra Talhada confiou em mim, no que entendemos como mais certo para a população, e anda junto com a gente.
Você (Finfa) acompanhou isso, Quando fui candidata, disseram que “a menina vai ser um poste”, “a menina não tem competência”, mas esqueceram de dizer que a menina tem o povo, e o povo da minha cidade nunca me abandonou. Eu sou muito grata a eles. Encaro isso com mais responsabilidade. Se já me dou 100% para trabalhar por cada homem e cada mulher da minha terra, a vontade é de trabalhar cada vez mais.
Finfa: A Sra., que foi citada várias vezes pela candidata Raquel Lyra – hoje eleita governadora -, o que espera do governo dela?
Márcia Conrado: Transparência e coerência. Acompanhei Raquel em alguns congressos e reuniões. Sempre fui muito próxima a ela e pude ver essa verdadeira vontade de trabalhar pelo seu povo. Tenho certeza que com muita coerência e responsabilidade, ela vai procurar as especificidades de cada região de Pernambuco e vai atuar onde a gente mais precisa.
Ainda não tive a oportunidade de me encontrar com ela depois das eleições, mas tanto os prefeitos do Pajeú, assim como o partido (PP), já têm organizado para que esse momento aconteça o mais rápido possível e que possamos levar para ela a demanda que nosso Sertão tanto pede.
“Não tenho dúvidas de que sempre iremos ouvir um “sim” do presidente Lula.” – – Márcia Conrado
Finfa: A Sra., petista, declaradamente eleitora de Lula, citada por ele em diversas ocasiões, o que espera de seu governo?
Márcia Conrado: Espero que a gente volte a sorrir, que o pobre possa comer três vezes ao dia com dignidade, que a saúde e educação tenha mais investimentos, que possamos realizar os sonhos que ficaram por muitos anos esquecidos.
Sou sim, com muito orgulho, petista. Sou a única prefeita do PT. Somos quatro: três homens e eu, mulher. Não é só o presidente Lula, hoje temos dois senadores: Humberto e Teresa Leitão, também do partido.
Já estamos planejando o que vamos solicitar para o desenvolvimento, apesar de que tenho certeza de que Lula já sentiu com a gente todas as nossas dores. Sabe onde o sapato aperta para a gente e que vai ter um olhar diferenciado não só para Pernambuco, mas para Serra Talhada, onde ele foi muito bem acolhido e teve mais de 76% das intenções de votos. [Sei de que] gosta da nossa cidade e que sem sombra de dúvidas vai devolver, com a continuidade do Vanete Almeida, a felicidade a tantas famílias que precisam disso.
[Irá] nos ajudar a reabrir mais cozinhas comunitárias — como o sonho meu de abrir no Vila Bela, que é um local onde temos maior necessidade. Não tenho dúvidas de que sempre iremos ouvir um “sim” do presidente Lula.
Finfa: A Sra. conta com algum pernambucano no primeiro escalão do governo Lula?
Pelo desempenho que Pernambuco teve na eleição de Lula e pelos grandes nomes que a gente tem, eu acredito que sim, que tem muitas pessoas que não irão nos envergonhar, pelo contrário, mostrarão que os pernambucanos têm sim sangue de gente trabalhadora. Confio muito nas escolhas do nosso presidente Lula e eu sei que ele vai pensar no que é melhor para a gente.