Home » Pernambuco » Comandado pela Secult-PE, projeto “Viva Cultura!” desembarca em Peixinhos

Comandado pela Secult-PE, projeto “Viva Cultura!” desembarca em Peixinhos

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) promove na próxima sexta-feira (25), a partir das 9h, mais uma edição do projeto “Viva Cultura!”. Desta vez, o encontro será na Escola Estevão Pinto, no bairro de Peixinhos (Olinda), e contará com as participações do ator Tales Pimenta, do artesão Jonatas Moreno e de Mestre Nado (Patrimônio Vivo de Pernambuco).

A iniciativa é um conjunto de atividades transversais de cultura e educação, que visa aliar as variadas expressões culturais como ferramenta de conhecimento dentro do universo escolar. Para isso, além da parceria com outras secretarias estaduais (SEE, ADEPE, SETEQ e SDSCJ), o “Viva Cultura” conta com a experiência do projeto “Outras Palavras” que, desde 2015, vem desenvolvendo uma série de atividades com ênfase na Literatura e nos Patrimônios Vivos, nas comunidades escolares pernambucanas.

“É com imensa satisfação que a Secult-PE retoma as atividades nas escolas do Estado. Nesta nova roupagem, o projeto ganha ainda mais força ao trazer outras linguagens para dentro das instituições de ensino, como gastronomia, audiovisual, música, fotografia e arte popular, num intercâmbio entre cultura e educação, que possibilite aos alunos uma nova ferramenta de conhecimento e, mais do isso, resignifique a própria experiência do espaço escolar”, diz o gerente de Políticas Culturais da Secult-PE, Renato Carvalho.

CONVIDADOS – Tales Pimenta é licenciado em Teatro pela UFPE, curso de Corporeidade e a Cena no Teatro de Rua/Trupe Circuluz, fez Dramaturgia do Circo com o método Angatú, com Sérgio Machado, e também participou de Workshop Princípios da Abordagem Somático-Performativa/Universidade Federal da Paraíba e do Curso de Formação em Palhaçaria com Alexsandro Silva.

Jonatas Moreno é um jovem artesão, com habilidades em cortes na madeira, pintura e criações artísticas. Ele participou de exposições como: Fenearte 2021/2O22 e Salão de Arte Popular Religiosa/2022, no Centro de Artesanato de Pernambuco. Desde a infância, por parte do pai e alguns tios, começou a trabalhar utilizando madeira e uma faca também artesanal. Jonatas tem peças expostas em algumas galerias de arte e também no Centro de Artesanato, porém a maioria das peças são vendidas pela internet.

Mestre Nado é ceramista de esculturas cantantes. Patrimônio Vivo de Pernambuco, Nado produz há mais de 20 anos ocarinas, instrumento de sopro em formato globular que lembra uma flauta. Inspirada nos elementos da natureza, as ocarinas redondas fazem barulhos que remetem à água. Multi-instrumentista, Mestre Nado sentiu necessidade de fazer música. Em 2014, produziu seu primeiro CD (O Som do Barro) relacionando ritmos musicais (xote, xaxado, ciranda, coco, frevo e baião) aos elementos da natureza.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários