Os municípios de Chã Grande, na Zona da Mata, e Gravatá, Agreste, concluíram na manhã de ontem (15), as atividades de integração ao programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), voltado para instalar uma cultura de educação para o trânsito nas escolas públicas municipais. Em Chã Grande, o ato foi finalizado com a III Exposição Pedagógica, que envolveu 15 escolas e 5,5 mil alunos da cidade, além de visitantes de educandários particulares. Em Gravatá, 14 escolas municipais, com 168 estudantes e professores participaram de passeata e ações educativas no centro da cidade. Com a finalização, os municípios estão aptos para o 4º Prêmio Detran-PE de Educação para o Trânsito 2022.
Em Chã Grande, a apresentação do trabalho aconteceu na Praça da Bíblia, centro da cidade, conduzida pelo secretário de educação, Joel Gomes. Pelo município, a professora indicada para o PAT é Edvânia Bertoldo Marques da Silva, responsável pela formação da rede local. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) foi representado pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, responsável pela gestão do concurso, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT) e da coordenadora regional do PAT, Rielma Rodrigues do Nascimento.
Já em Gravatá, ocorreu distribuição de material educativo aos motoristas, em vários pontos da cidade. As atividades prosseguiram com concentração na Praça Rodolfo de Moraes, seguida da passeata “Juntos Salvamos Vidas” que percorreu o centro da cidade. Além da professora representante do PAT, Joselma Soares da Silva, a ação contou com a participação da secretária de educação, Iranice Melo, do diretor do Departamento de Trânsito Municipal, José Agostinho dos Santos, e do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Paiva. O ato contou com o apoio da GCM para disciplinamento da circulação de veículos durante o trajeto.
Este ano o 4º Prêmio Detran-PE de Educação para o Trânsito: Lailson de Holanda Cavalcanti, tem premiação total de R$ 42 mil, divididos em três categorias: “Prática Educativa”, “Relatório de Atuação – Percentual” e “Relatório de Atuação – Absoluto”. O concurso tem a finalidade de ampliar e incluir o tema trânsito nas salas de aula de escolas da rede pública. As inscrições, gratuitas, prosseguem até as 23h59 do dia 30 de setembro, de forma on-line, por meio de um link disponibilizado no site do Departamento Estadual de Trânsito (www.detran.pe.gov.br). Este ano, a edição ganha o nome de Lailson de Holanda Cavalcanti em homenagem ao cartunista pernambucano falecido em outubro de 2021.
A relação dos premiados está prevista para ser divulgada no dia 09 de novembro, no site do Detran-PE, além disso, todos os vencedores serão comunicados por e-mail ou por telefone. A entrega provável da premiação deve ocorrer em 20 de dezembro, durante cerimônia a ser realizada, possivelmente, no auditório da sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.
A introdução da educação para o trânsito tem avançado em Pernambuco. No ano de 2021, foram 62 municípios participantes do PAT com um total de 494,9 mil alunos e 21,6 mil professores. A rede de colaboração desenvolvida pela EPT, de 2016 a 2019, atendeu mais de 694 mil alunos em municípios de diversas regiões estaduais. Os interessados em participar do concurso podem acessar regulamento completo do certame, que estará disponível no site do Detran-PE durante todo o período de vigência do prêmio.