O Programa Jovem Cidadão chegou a Limoeiro, no Agreste, na manhã desta segunda (12), com atividades educativas no Colégio Terceiro Milênio, abrangendo cerca de 60 estudantes do 9º ano do ensino fundamental II. Desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), o programa é voltado para conscientização e formação de condutores mais responsáveis. A programação priorizou informações sobre os perigos da alcoolemia com vivências pedagógicas, utilizando um simulador de direção, óculos de realidade virtual e óculos que simulam embriaguez.
Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE com a Diretoria de Fiscalização, as atividades contaram foram capitaneadas pelos técnicos da Educação e agentes de trânsito. Durante sua execução o programa Jovem Cidadão fornece dados, indicações e mecanismos que provoquem reflexão sobre os prejuízos da associação do álcool com o ato de transitar.
Com o simulador de direção foi possível oferecer aos alunos uma visão aproximada das condições de direção, estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram a estrada, permite visualizar situações como distorções na via, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos. O uso do simulador é uma das estratégias desenvolvidas pelo Detran-PE para conscientizar sobre os perigos de dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas.
A programação em Limoeiro incluiu ainda, o uso de óculos que simulam embriaguez. A peça provoca sensação de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. No local também foram utilizados os óculos de realidade virtual, acessório que leva o usuário a uma viagem virtual, que parte de um bar, após ingerir bebida alcoólica, e segue por ruas e avenidas, finalizando de maneira desagradável.
De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, a iniciativa é fundamental para levar ao jovem estudante condições de conhecer e avaliar as consequências da ingestão do álcool antes de conduzir veículos. “É uma forma de influenciar as futuras gerações para promover um trânsito mais responsável”, considera. As atividades em Limoeiro estão dentro da programação prevista para setembro, considerado o “mês do trânsito”, que inclui, dos dias 18 a 25, a Semana Nacional do Trânsito.