Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

MENTIRAS SEM LIMITES

Quando terminamos a leitura do um livro com as características de “Você foi enganado”, de autoria dos jornalistas Chico Otávio & Cristina Tardáguila nos sentimos lesados e impotentes.

A tentativa dos autores em abrandar os estragos que o texto provoca em uma pessoa de bem não reduz a sensação de revolta. Escreveram os repórteres no epílogo: “Importante ressaltar que não se pretendeu aqui fazer um julgamento moral dos políticos citados, tampouco de seus partidos ou apoiadores, É fato que, ao recuperar alguns acontecimentos históricos em que homens e mulheres agiram em desacordo com a vontade, esta obra deixa de exaltar virtudes que eles apresentaram sobre si mesmos enquanto comandavam Brasil. Naturalmente, nem só de mentiras, exageros e contradições viveu o governo federal nos últimos cem anos – aliás, pensar dessa forma já seria, no mínimo, um exagero.”

A introdução acima leva a leitora ou o leitor a perguntar: De que fala referida obra, caro Ademar? Prontamente respondo: O livro cita, com riqueza de detalhes, inúmeras mentiras deslavadas que nossos governantes jogaram sobre nosso país para chegarem ou se manterem no poder. De Artur Bernardes até Temer o estoque é grande. Tudo isto sob o lençol de legislação abrangente em normas e zero de controle sobre o que fala e como age cada governante na campanha e no exercício dos mandatos.

Existem em nosso Brasil dois documentos exigidos por leis, sem qualquer efeito prático, são os Programas de Governo exigidos pela lei eleitoral e as propostas de orçamento que a legislação fiscal ordena. O
eleitor inerte é ludibriado há cem anos e assim permanecerá por muitos séculos.

Outro assunto que os jornalistas destaca é a questão dos vice. Getúlio x Café Filho; Tancredo x Sarney e Dilma x Temer. O que motivou o titular aceitar um suplente que não era da sua confiança? Eles seriam escadas uteis para alcançar o desejado poder, neste jogo vale tudo.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários