Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

OS PINGOS DOS ‘IS”

Hoje nosso diálogo fica por conta da “impaciência”, da “irritabilidade” e da “imprudência”. Esses fenômenos estão presentes em nosso cotidiano e se não cuidamos deles em tempo hábil iremos nutrir outros fenômenos capazes de gerar grandes conflitos em nossa individualidade e na convivência em ambientes sociais. Sempre que saio de casa busco controlar e se possível extinguir estes direcionamentos e sem julgamentos verificar sua presença no comportamento das pessoas com que me relaciono.

A cada dia é perceptível a nossa impaciência com a simples demora de um elevador, de um atendimento numa fila qualquer, uma explicação de um atendente ou de um médico. O mundo da competição nos remete para o universo onde a pressa detém todas as cartas do jogo, isto tem afetado nossa maneira de agir.

Na sequência somos atacados pelos vírus da irritabilidade, ou seja, a impaciência tem gerado alta dose da energia que move o gatilho da irritação e com ele atingimos todos, principalmente nós mesmo. Este caminho promove todo tipo de desentendimento em situações abaixo da banalidade, insignificantes e passiveis de ser ignoradas sem prejuízos. O conflito tem substituído o diálogo na maioria das ocasiões.

O terceiro degrau, após os sintomas anteriores, é a imprudência. Pessoas ponderadas estão perdendo o controle e pessoas que tinham pouco controle ficando brutalizadas no tocante a medir os efeitos dos
seus atos.

Se perguntarmos a um condutor de um veículo grande ou pequeno, com muitos passageiros ou sozinhos, o que motivou a opção para avançar um sinal iremos escutar: “Não tenho paciência com essa demora, fico irritado com a lerdeza desse ‘povo’, estou com pressa, não suporto essa letargia”. Como se ver as desculpas para imprudência são os primeiros fatores. Precisamos agir enquanto há tempo, neste caso com certa pressa.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários