Na manhã desta sexta-feira (26), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) levou ao município de Goiana, na Zona da Mata, ação voltada para formação e conscientização dos futuros condutores de veículos. Dentro do programa Jovem Cidadão, equipes do órgão promoveram atividades educativas na Escola Municipal Manoel Borba utilizando simulador de direção, óculos que reproduzem os sintomas de embriaguez e óculos de realidade virtual. A ação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE com a Diretoria de Fiscalização. O Jovem Cidadão é direcionado a estudantes do ensino fundamental e oferece mecanismos para reflexão sobre os prejuízos da associação do álcool com o ato de dirigir veículos.
Com o simulador de direção os alunos tiveram uma visão aproximada das condições de guiar um veículo estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram as vias, permite visualizar situações como imagens distorcidas, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos. O uso do simulador é uma das estratégias desenvolvidas pelo Detran-PE para conscientizar sobre os perigos de dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas.
A programação em Goiana incluiu ainda o uso de óculos que simulam embriaguez. A peça provoca sensação de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. No local também foram utilizados óculos de realidade virtual, acessório que leva o usuário a uma viagem virtual, partindo de um bar, após ingestão de bebida alcoólica, e segue por ruas e avenidas, finalizando de maneira desagradável. As atividades contaram com a parceria do programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), que forma redes de professores multiplicadores nas escolas públicas. .
De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, a iniciativa é fundamental para levar ao jovem estudante condições de vivenciar e avaliar as consequências da ingestão do álcool antes de conduzir veículos. “É uma forma de conscientizar as futuras gerações para um trânsito mais responsável”, considera. Além das atividades realizadas em Goiana, o programa Jovem Cidadão também promove palestras e produz conteúdo educativo.