O primeiro dia da Semana da Pessoa com Deficiência do Jaboatão dos Guararapes foi marcado por muita emoção, animação, informação e esperança. Logo pela manhã, as atividades aconteceram em vários pontos, com conversas educativas, orientação profissional, seminário sobre amamentação e aulão de ginástica inclusiva. À tarde, o seminário Avanços e Desafios da Política da Pessoa com Deficiência: da invisibilidade ao empoderamento lotou o teatro Samuel Campelo, no Jaboatão Centro. Nesta sexta-feira, a programação segue com conversas educativas, atividades pedagógicas inclusivas e panfletagem.
No seminário da tarde, mães e alunos falaram das mudanças em suas vidas ao conhecerem o programa Unir para Incluir. Destacaram a necessidade de acreditar, de conhecer os direitos que se tem, de contar com apoio de profissionais dedicados e amáveis. “Nunca desistam de seus filhos”, salientou a mãe de um aluno que tem acesso à educação em casa e viu seu desenvolvimento acontecendo.
“Ouvir depoimentos emocionados de mães e pessoas com deficiência que utilizam nossos serviços e de gestores e técnicos que prestam essa assistência nos enche de força para seguir lutando por uma sociedade mais inclusiva”, declara o prefeito Mano Medeiros, que acompanhou alguns eventos, pela manhã. A primeira-dama, Andrea Medeiros, representou o gestor no seminário Da invisibilidade ao Empoderamento e salientou que os resultados obtidos são frutos do trabalho de profissionais competentes e apaixonados pelo que fazem.