Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

TROCA INDEVIDA

Para retomar as atividades ligadas à formação jovens que buscam o primeiro emprego, em Programa conduzido pelo SENAR-PB, com preparação de material para volta das aulas presenciais tenho lido bastante sobre comportamento, mudança de atitude e adaptação.

Junto das leituras necessárias para bem executar as tarefas recebidas surge, com nitidez, a percepção que estamos, equivocamente, trocando a convivência harmoniosa pela discórdia no universo político e em áreas ligadas à família, à religião e ao trabalho, contaminando-os.

Mesmo reconhecendo as limitações naturais de um leigo em muitas destas áreas, tenho clareza que a cada dia estamos nos distanciando do perdão e nos aproximando da falta de piedade, da capacidade de ouvir e respeitar pensamentos diferentes dos nossos.

No livro “A sabedoria da transformação” a Monja Coen ao falar sobre encontros “inter-religiosos” que participa transcreve uma ponderação do 14° Dalai Lama em evento realizado na cidade de São Paulo. Diz a
Santidade Budista: “Todas as grandes religiões do mundo, com ênfase no amor, na paciência, na tolerância e no perdão promovem valores internos. Mas a realidade do mundo hoje é outra, e se apoiar apenas na ética religiosa já não mais adequado. Acredito que chegou o tempo de encontrarmos um caminho para pensar sobre espiritualidade e ética que vá além da religião.”

Se pegarmos esse pequeno texto, para uma reflexão, descontaminada dos efeitos negativos das escolhas acima citadas, vamos identificar muitos caminhos a serem construídos em cima de terra que nós mesmo arrasamos, vamos perceber que é necessário muita ação individual em nome do coletivo. As trilhas percorridas não nos levarão ao porto seguro. É imperioso que voltemos a ser seres humanos gregários, que a intolerância seja trocada pela harmonia que o sentimento do perdão retorne aos nossos corações e mentes.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments