Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

A FOME INSISTE

No próximo mês o movimento idealizado por Betinho, o irmão de Henfil imortalizado na letra da música “O bêbado e o equilibrista” de Aldir Blanc e João Bosco, comemora trinta anos. Em setembro de 1992 as pessoas que ocuparam o Aterro do Flamengo na cidade do Rio de Janeiro estavam criando a mobilização que entrou nos registros históricos como “Ação da Cidadania contra a Fome a Miséria e pela Vida”.

O presidente Itamar Franco deu apoio governamental para o projeto. Betinho, alegando problema de saúde, não aceitou cargos no governo. Segui com na luta sem o tão sonhado crachá ou outros benefícios. Dessa mobilização inicial nasceu a campanha “Natal sem Fome” e com base no Mapa da Fome a necessidade de criar Comitês Locais. A lógica dos comitês, corretamente utilizada, tinha com base a seguinte indagação: “Como posso participar de uma campanha nacional se no meu entorno tem pessoas morrendo de fome?”

Na formação destes comitês os funcionários do Banco do Brasil, com apoio de entidades locais, dos clubes de serviços – especialmente Rotary, Lions e Maçonaria – e voluntários anônimos deram vida a milhares de base arrecadadoras de donativos e inúmeras equipes para entrega dos alimentos arrecadados. O projeto ganhou musculatura e mesmo com o falecimento do Betinho, dia 09.08.1997, continuou sua
espiral virtuosa.

Governos que sucederam Itamar Franco lançaram mão da ideia e criaram programas para assumir os encargos dos voluntários. Era a promessa que o inciso III do Artigo 3º da nossa Constituição deixaria de ser de ser letra morta. Nomes foram criados: “Bolsas, com FHC”; “Fome Zero, com Lula”, “Bolsa Família, com Dilma” e “Auxílio Brasil, governo atual”.

Todos, com intuito de gerar popularidade e votos, foram incapazes de trazer a solução definitiva para o problema, os números atuais são tão alarmantes e vergonhosos como os que tínhamos há trinta anos.


Subscribe
Notify of

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Hayton
1 ano atrás

Belo resgate histórico acerca da espiral virtuosa que Betinho liderou enquanto esteve por aqui. Tomara que pegue pressão de novo e decole em bases mais sustentáveis, envolvendo genuinamente parte das classes mais favorecidas, para escapar do oportunismo político dos governantes de plantão.