Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

VOTO POR NECESSIDADE

No mundo dos negócios as ações iniciais do empreendedores são analisadas na perspectiva de dois grupos. O primeiro é o empreendedorismo por oportunidade, assim entendidos os casos em que os empreendedores, mesmo tendo acesso à outras alternativas de emprego e renda, passam a empreender ao identificarem opções de gerar riqueza em determinadas áreas. O segundo é classificado como empreendedorismo por necessidade, nesta hipótese o empreendedor não dispõe de outras alternativas de sobrevivência e partem para um negócio próprio como única tábua de salvação.

Dados confiáveis que estudam os dois estilos demonstram que o segundo grupo tem maior índice de mortalidade. Os motivos são diversos, não é o caso de aqui detalharmos. Nosso intento é trazer esses fenômenos do universo dos negócios para falarmos sobre o que denominamos de voto por necessidade. Quando eleitores, sem outra alternativa para suprir as condições básicas que lhe proporcione uma vida digna, fazem do seus votos moeda de troca, baseada quase sempre nas questões imediatas.

Se fizermos as perguntas abaixo para um pai ou uma mãe sem renda suficiente de atender suas necessidades é possível que a opção escolhida seja a indicada em segundo lugar em cada indagação. Eis as perguntas: Você prefere a democracia ou um prato de comida? Você prefere um emprego formal ou o alimento de hoje? Você prefere um governante que cuide do seu país ou de você, mesmo que seja com migalhas? Você prefere um filho na escola ou trazendo comida para mesa? Você prefere um projeto de longo prazo ou solução para agora?

Para reflexão ora sugerida não nos interessa buscar culpados e sim caminhar à procura das causas que sustentam os políticos que compram votos e escravizam os eleitores que vendem. Avaliamos que enquanto não tivermos um país com políticas públicas de longo prazo continuaremos vendo o voto por necessidade induzindo escolhas e decidindo eleições.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários