Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

FURTUNA E RIQUEZA

Na primeira década deste século, para atender uma demanda interna do grupo que eu trabalhava, elaborei um curso de curta duração sobre Educação Financeira. Era uma abordagem com conteúdo básico que sugeria como deve os gastar bem as nossas disponibilidades financeiras.

No curso eram apresentados conceitos sobre consumo responsável, endividamento dentro da capacidade orçamentária. Várias atividades práticas eram realizadas e cada participante saia com uma planilha para organizar suas finanças via planejamento financeiro.

Dos colegas de trabalho e demais alunos que recebiam as informações como atividade extra curricular, no caso de faculdades que atuava como professor, sempre ouvia depoimentos sobre situações que criaram dificuldades para honrar os compromissos assumidos, na esmagadora maioria para quitar aquisições fora da capacidade de pagamento.

Recentemente, Zé Carlos, meu amigo e colega aposentado do Banco do Brasil me presenteou com o livro “A psicologia financeira – Lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”, de autoria de Morgan Housel. A aparente complexidade do título é desmistificada pelo autor em um texto leve e de fácil compreensão.

Como um olhar mais aprofundado sobre tema, ligando ao comportamento, o escritor emite avisos importantes, define conceitos e dá dicas importantes. Destaco duas ponderações inseridas no livro e que definem as palavras que formam o título desta crônica. “Fortuna é algo escondido. É receita não gasta. A única forma de acumular fortuna é não gastar o dinheiro que você tem.” – “Riqueza tem a ver com rendimento atual. Não é difícil identificar pessoas ricas. Elas com frequência se esforçam para serem notadas”. Percebam, quem tem fortuna é discreto, os ricos gostam de ostentação. Escolha o grupo que você quer fazer parte, mesmo com o pouco que tem.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários