Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

GUERRA DE NARRATIVAS

As palavras que formam o título deste texto foram introduzidas em nosso cotidiano e são repetidas todos os dias em canais de televisão abertos e por assinatura. Tenho um conceito próprio para este fenômeno da comunicação de massas: “São versões, muitas vezes sem expressar a verdade, que assumem o lugar dos fatos”. Isto mesmo, são ponderações que se apoderam dos fatos, ligando-os aos seus propósitos.

Sem o intuito de alcançar a unanimidade quanto a sua aceitação, também tenho uma linha de pensamento sobre como surgiu este modelo. Para este cronista todo começou a tomar forma no momento que ancoras de grandes noticiários do rádio e da televisão passaram a emitir suas opiniões sobre o teor das reportagens apresentadas. Boris Casoy, com o famoso arremate: “Isto é uma vergonha” opinava sobre os fatos. Distorções, modeladas por questões ideológicas, interesses diversos vestiam referidas opiniões.

Seguindo modelos aplicados à exaustão em diversos programas sensacionalistas de grandes redes de TV aberta, blogueiros e influenciadores digitais, muitas vezes alimentadas por robôs, promovem a multiplicação das mensagens que serve de solo fecundo para fixação das narrativas nas mentes alienáveis, o estrago provocado se espalha como fogo em capim seco.

Ataques a adversários, a instituições e a países são os principais alvos da guerra das narrativas. Nos últimos anos, em todo mundo, muitos foram eleitos por força da influência que tais mensagens sobre legiões de simpatizantes e de pessoas desprovidas da capacidade de pensar.

Em 2018 o jornalista e escritor Luciano Trigo lançou o livro “Guerra de Narrativas – A crise política e a luta pelo controle do imaginário”. Esta obra traz ótimas observações sobre o tema, destacando sua proliferação

diante da polarização que reina em todos os setores da vida social, onde tudo é tratado a partir do binômio “nós” e “eles”.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários