Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

ANTÔNIO BEZERRA DA SILVA

Numa época que uma das atrações do futebol era os esbarrões entre atacantes marrentos e zagueiros truculentos em nossa região se destacava um defensor que, pelo seu porte físico, fugia das disputas corporais com muito êxito e muita competência. Pelo nome acima muitos não identificarão, mas seu disser Serra Pau todos da época lembrarão do eficiente defensor, que atuou nos principais times de Afogados da Ingazeira, em diferentes épocas.

Não há um time de nossa cidade que durante sua brilhante carreira Serra Pau não tenha atuado. Uma das suas características principais era que ele mantinha a regularidade em qualquer jogo, em qualquer campo e por qualquer time. Jogava futebol como divertimento, se sentia bem acabando com a alegria de muitos atacantes. Exímio roubador de bolas, foi o zagueiro mais parecido com um volante que vi atuar no futebol de nossa região. Sabia sair jogando e tratava a bola muito bem e não dava pancadas para vencer seus embates.

Mesmo conhecendo boa parte da sua trajetória eu estava equivocado com um detalhe. Para mim ele jamais teria sido expulso. Recentemente ao perguntar para ele ouvi o seguinte resposta: “Fui expulso poucas vezes, todas por reclamação.” Este fato comprova que foi um zagueiro que jogava na bola. Para isto utilizou duas das características dos bons defensores: Colocação e tempo de bola. Com elas eles poucas vezes errou um bote, vi muitas partidas em que literalmente Serra Pau anulou seus as ações dos adversários de forma implacável.

Um outro ponto que merece destaque na vida de Serra Pau é a forma educada que ele trata as pessoas. Da época do menino doido por futebol dos anos 1970 até os dias atuais nas vezes que puxei conversa com ele foi atendido como se eu fosse a pessoa mais importante do mundo. Com esta forma atenciosa ele atende todos que procuram sua barraca ao lado da Palácio Episcopal. Se em minha vida, profissional principalmente, eu tivesse utilizado essa característica que sobra em Serra Pau teria evitado muitos problemas. Minha impetuosidade e falta de educação criaram-me problemas. Poderia ter aprendido mais com o refinado jogador.

Para mim três outras escolhas de Serra Pau, que nos servem muito nos dias atuais, merecem ser aqui destacadas. A primeira trabalhe com afinco e reclame menos, faca sua parte; a segunda deixe que os outros digam suas qualidades e a terceira não critique ninguém, se puder ajudar ajude. Como pode ser observado esses valores fazem parte da vida dos reais vencedores. Aqui cabe um destaque: “Vencer não é somente ter muito dinheiro, é ter uma vida digna respeitando os outros e ocupando os espaços que a vida lhe reservou.”

No mundo das aparências que coloca foto da primeira páginas que grita, esperneia e agride, pessoas como Serra Pau merecem muito mais, por isto fará parte da galeria “Pessoas do meu Sertão”, por direito. Obrigado amigo.


Inscrever-se
Notificar de

2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jose Alberto ( Beto Fuscao)
2 anos atrás

Excelente crônica sobre o Serra Pau, verdade tudo isso é muito mais. Cidadão merecedor dos elogios recebidos.

HELIO NORONHA
2 anos atrás

Parabéns!