Home » Sem categoria » PCR abre Serviço de Atenção Especializada para crianças com HIV/Aids na Policlínica Gouveia de Barros

PCR abre Serviço de Atenção Especializada para crianças com HIV/Aids na Policlínica Gouveia de Barros

A fim de promover prevenção, tratamento e cuidado integral de recém-nascidos e crianças expostas ou vivendo com HIV/Aids na capital pernambucana, o prefeito João Campos, inaugurou o Serviço de Atenção Especializada (SAE) Pediátrico na Policlínica Gouveia de Barros, localizada no bairro da Boa Vista. Com a implementação, o intuito é construir uma rede de prevenção, nos diferentes níveis de atenção em saúde, para o público infantil que tem ou pode ter contato com o vírus. A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (3).

“A gente está aqui fazendo a inauguração do novo Serviço de Atenção Especializada em HIV/AIDS (SAE) com a expansão para o atendimento pediátrico das crianças que vivem com HIV. Parabenizo a toda equipe da Secretaria da Saúde, porque a gente sabe que esse é um sonho antigo, ter esse serviço especializado por parte da Prefeitura acolhendo as crianças da nossa cidade, podendo discutir e apresentar políticas públicas e, sobretudo, acolhimento para as crianças da nossa cidade que vivem com HIV”, declarou o prefeito João Campos na inauguração.

“Que a gente possa sempre ampliar nossa rede de Saúde com esse viés de acolhimento e de escuta, dando a oportunidade do acesso à saúde pública de qualidade. A gente tem um SAE todo equipado, reformado, que conta, sobretudo, com uma equipe engajada e que tem um trabalho de muita dedicação para poder cuidar do recifense”, complementou o gestor.

No local, haverá apoio às equipes da atenção básica e especializada na assistência de gestantes vivendo com HIV/Aids no pré-natal de alto risco, incluindo auxílio no momento do parto e acompanhamento de puérperas. Também será oferecida, e garantida, a fórmula láctea infantil para recém-nascidos e crianças expostas à condição.

Entre 2011 e 2021, foram notificadas 1.076 gestantes infectadas por HIV no Recife. Assim, o município possui o mesmo número (1.076) de crianças expostas à transmissão vertical. Dessas exposições, foram notificados 35 casos de infecção em menores de 13 anos, todos por transmissão vertical. Vale pontuar que 27 casos foram em menores de 5 anos. A taxa de detecção média do Recife foi 0,9 casos por 100 mil habitantes. Em relação ao agravo relacionado à infecção por HIV, nesse mesmo período foram 46 notificações de Aids em menores de 13 anos.

Com o SAE Pediátrico, busca-se reduzir a transmissão vertical do HIV na cidade do Recife, bem como a mortalidade por Aids em crianças, as complicações oportunistas no público infantil exposto ou vivendo com HIV e o número de internações do mesmo recorte etário.

Policlínica Gouveia de Barros – Acerca das políticas e serviços de prevenção e tratamento ao HIV/Aids, a Policlínica Gouveia de Barros já ofertava procedimentos no âmbito da testagem e aconselhamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e hepatites virais, funcionando como Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Todas as pessoas podem realizar testes, todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Atualmente, o SAE Adulto acompanha o tratamento de cerca de 800 pessoas. Também acolhe os pacientes que foram testados e diagnosticados no próprio CTA ou na rede de serviços do Recife, como hospitais, maternidades, unidades de saúde da família, policlínicas, entre outros.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários