A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania estão promovendo, ao longo desta semana, no Recife, uma capacitação para coordenadores e supervisores do Programa Criança Feliz, iniciativa voltada ao desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O objetivo da formação é instrumentalizar as equipes para a execução das ações em seus municípios. As aulas são realizadas com a participação de colaboradores do Ministério da Cidadania e de multiplicadores de Pernambuco.
O Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Programa Criança Feliz tem como público-alvo gestantes e crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e crianças de até seis anos e suas famílias inseridas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que estejam inseridas no CadÚnico ou que estejam afastadas do convívio familiar por aplicação de medida de proteção ou que tenham perdido um de seus responsáveis familiares, independentemente da causa de morte, durante a pandemia da Covid-19.
O programa prevê a realização de visitas domiciliares periódicas por profissional capacitado. A formação de técnicos que atuam no Criança Feliz deve ser permanente, bem como ações de desenvolvimento de conteúdo e material de apoio ao atendimento intersetorial e à promoção da parentalidade com vistas ao desenvolvimento na primeira infância e o apoio a estados e municípios para a mobilização e implementação do programa. “O objetivo dessa formação é fortalecer as equipes municipais, principalmente na organização das visitas domiciliares no âmbito do programa, oferecendo orientações quanto ao planejamento das visitas e ao acompanhamento do público atendido”, explica Bernadeth Gondim, coordenadora do Programa Criança Feliz em Pernambuco.
A formação, que está acontecendo na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP) e segue até esta sexta-feira (28), se baseia no método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC). Neste primeiro momento, estão sendo capacitados 40 profissionais. Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, outra turma será formada, com o mesmo número de participantes. Todos os profissionais já haviam passado por outra formação inicial relativa ao Guia de Visita Domiciliar. A capacitação é coordenada por gestores ligados à Secretaria Executiva de Assistência Social (Seass) de Pernambuco, vinculada à SDSCJ.