Por: Poder360
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, diz que não é garantida a presença de Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições de outubro. Segundo ele, o chefe do Executivo vem errando “bastante” e aumentando seu desgaste político.
“Ele tem errado bastante. Tanto que tinha 60, 70% de aprovação e, hoje, tem 20%. Acho que ele tem uma chance grande de não ir para o 2º turno”, disse Kassab em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, publicada neste sábado (1º).
“Veja o desgaste dele com a pandemia, com o número de desempregados. Não vejo chance de crescimento. Acho que o teto máximo dele é 22, 23%. E acredito que poderá cair mais”.
Pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de dezembro de 2021 mostra que quase 3 em cada 10 brasileiros que elegeram Bolsonaro em 2018 não estão satisfeitos com seu trabalho como presidente. Dentre os que votaram no atual presidente no 2º turno, 29% agora avaliam o trabalho de Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”.
Bolsonaro entra 2022 como o 2º colocado na preferência dos brasileiros para ocupar o Planalto no próximo ano. Ele está atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), isolado na liderança.
O Poder360 compilou os levantamentos realizados em dezembro do PoderData, do Ipec e do Datafolha. As empresas usam metodologias diferentes, mas indicam cenário parecido para as eleições.
Lula pontua de 40% a 48%. Bolsonaro fica entre 21% e 30%. Os candidatos da chamada “3ª via” disputam um 3º lugar, mas nenhum chega a 2 dígitos nas intenções de voto.
Bahia
Kassab considera como o erro mais recente de Bolsonaro a sua ausência na Bahia enquanto o Estado enfrenta as consequências de fortes chuvas. Já são pelo menos 25 mortos, 517 feridos, mais de 37.000 desabrigados e mais de 54.000 desalojados.
“A população vê o presidente num jet ski enquanto a Bahia está lá, debaixo d’água”, disse Kassab. Bolsonaro passou o fim do ano em Santa Catarina e, na quarta-feira (29), fez uma parada na praia de Enseada, em São Francisco do Sul, onde andou de moto aquática.
“Não estou dizendo que ele não deva ter férias. Mas acho que qualquer outro que fosse presidente teria interrompido as férias. É um gesto importante mostrar a solidariedade do governo. A boa política mostra que ele devia estar presente lá porque precisa dar o exemplo”, falou Kassab.
As férias de Bolsonaro têm sido criticadas pela oposição. A hashtag #BolsonaroVagabundo ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter na terça-feira (28).
Rodrigo Pacheco
Apesar de nomes da 3ª via não atingirem os 2 dígitos nas pesquisas eleitorais, Kassab disse que o PSD continua a apostar no presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“Ele é uma pessoa inteligente, que tem experiência administrativa pública e privada. Tem liderança política, tem protagonismo, tem tribuna. O perfil dele é bom”, declarou Kassab.