Sousplat em corda, capas de almofadas, garrafas decorativas e bancos de pneus, são alguns dos produtos que estarão expostos e serão comercializados no stand da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), durante a 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). A feira começa nesta sexta-feira (10), e segue até o dia 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Todo material é confeccionado pelos socioeducandos em oficinas que acontecem regularmente dentro das unidades. A matéria-prima utilizada são feltros, garrafas, sisal, pneus e telhas. As produções possuem selo próprio: o Libert’Arte, que também dá nome ao stand e a loja fixa, localizada na Casa da Cultura.
Com preços acessíveis, a renda das vendas é destinada da seguinte forma: 50% revertidas para compra de material, para formação de novas turmas de artesanato, e 50% repassados para os adolescentes.
Para a presidente da Funase, Nadja Alencar, as aulas além de promover a socioeducação, ajudam os adolescentes a descobrir potencial de empreendedorismo. “Alguns descobrem habilidades que não conheciam e veem a possibilidade de trabalhar com artesanato após o cumprimento da medida socioeducativa”, ressalta.