Tomaram posse nesta quarta-feira (15), os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que comporão a entidade durante o biênio 2021 a 2023. A solenidade aconteceu no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), e contou com a presença de representantes da Comissão de Assessoramento do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE).
Durante a ocasião, foram empossados pela secretária de Saúde, Catarina Tenório, os conselheiros titulares e suplentes. Também houve a votação, que definiu o representante da V Gerência Regional de Saúde (V Geres), John Pontes, como novo presidente do Conselho Municipal de Saúde. “É com muita responsabilidade que assumo a presidência deste importante dispositivo de participação social. Temos muito trabalho a realizar, e assim será ao longo do próximo biênio”, declarou o presidente John Pontes.
O Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns é um órgão que integra a estrutura de saúde do município. Cabe ao conselho supervisionar, deliberar e participar ativamente na proposição de políticas públicas na área de saúde. A formação do CMS é paritária, contando com 50% dos membros do segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores/prestadores de serviço.
“A gestão precisa caminhar ao lado do conselho, até porque ele é um órgão responsável por ouvir diretamente a população e suas demandas. A Secretaria de Saúde está de portas abertas para receber todos os conselheiros e dialogar em prol do fortalecimento do SUS na nossa cidade”, finaliza a secretária de Saúde, Catarina Tenório.