Fechou – A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira fechou o período legislativo 2021, quando realizou a sessão ontem (30), totalizando 40 sessões ordinárias, como manda o regimento interno da casa. Os parlamentares aproveitaram a sessão desta terça-feira para fazer uma prestação de contas deste primeiro ano de mandato e agradecer a sociedade afogadense a confiança depositada no trabalho do Poder Legislativo. Também foram aprovados Projetos de Lei enviados pelo Poder Executivo que dispõem sobre o tratamento dos resíduos sólidos em Afogados e o pagamento de auxílio no valor de R$800 para os catadores do lixão.
Meia-sola, meia-boca ou remendo? – Quando alguma coisa é mal feita, o povo costuma dizer que foi feito “nas coxas”, uma “meia-sola”, “meia-boca”, um remendo. O trânsito de Arcoverde parece tudo isso e mais um pouco. Sobretudo quando se trata da questão do funcionamento da zona azul e do mau serviço prestado por quem o opera. Ontem estacionei o carro na área da Avenida Cel. Antônio Japiassú. Esperei por mais de meia-hora um funcionário chegar para tirar o ticket que me permitiria estacionar. Fui para o meu compromisso, o que levou quinze minutos, e ao voltar, qual não é a minha surpresa, sou recebido por duas funcionárias imprimindo a minha multa. Pergunto: o cidadão tem que esperar a boa vontade de um servidor para extrair o ticket de pagamento? Esse serviço precisa ser imediato, as pessoas tem compromissos e não podem ficar à mercê da boa vontade de quem opera o trânsito na cidade. Acho que o prefeito Wellington da LW tem mesmo é que contratar mais funcionários e deixar de prestar um serviço meia-boca à população. Alô prefeito! Já passou da hora de acordar! Tomara que o modelo que o Prefeito Sandrinho vá implantar aqui em Afogados no ano que vem não seja o de Arcoverde.
Ganhando aliados – Após anunciar em conversa com este blogueiro ontem (30),que é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2022,o ex-deputado federal e ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti, já começou ganhar aliados, um ex-presidente de uma Câmara de Vereadores do Pajeú, encontrou-se com este blogueiro ontem e afirmou que basta uma conversa com Zeca para fechar seu apoio.
Sem Reveillon e carnaval – A prefeita Márcia Conrado anunciou nesta terça-feira (30/11) que a Prefeitura de Serra Talhada não realizará a programação do Réveillon 2021 e nem do Carnaval 2022, em virtude do aumento de casos de Covid-19 na região e das novas variantes do Coronavírus identificadas no mundo. A Prefeitura mantém apenas a iluminação natalina, que já começou a ser instalada na cidade, e a queima de fogos luminosos sem estampido na noite do dia 31 de dezembro. “Entendemos que o momento é de muita preocupação, com a volta dos casos positivos em nossa cidade e na região, além do surgimento de novas variantes que deixam a todos em alerta. Dessa forma, estamos cancelando os eventos pensados para o final de ano, bem como o Carnaval do ano que vem, que todo ano acontece com os tradicionais blocos de rua, apesar de Serra Talhada não ser um polo oficial”, explica a prefeita.
Daqui a pouco – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai realizar nesta quarta-feira (01/12), às 09h, uma assembleia extraordinária de prefeitos e prefeitas para discussão de cuidados e orientações sobre o tema. A assembleia marcará a volta das assembleias presenciais na Amupe. Todos os protocolos sanitários atuais serão respeitados. Segundo o presidente da Amupe e 1º secretário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), José Patriota, o pouco que se sabe sobre a nova variante do coronavírus já deixa os gestores preocupados.
Agenda – Nesta quarta-feira (1º), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, cumpre agenda no Sertão do Araripe e do São Francisco. Durante a visita, a gestora confere a requalificação da pista do Aeroporto de Araripina, concluída em outubro, além de verificar o andamento do trabalho de reestruturação de rodovias estratégicas para a região, dentro do Programa Caminhos de Pernambuco. As intervenções visitadas fazem parte do Plano Retomada, anunciado em agosto pelo governador Paulo Câmara. 8h – Visita ao aeroporto de Araripina, 9h20 – Visita às obras da PE-576, em Ipubi, 13h40 – Visita às obras da PE-550, em Santa Maria da Boa Vista, 15h20 – Visita às obras da PE-499, em Cabrobó, 17h40 – Visita às obras da PE-574, em Lagoa Grande.
Disse – “Não haverá shows promovidos pela Prefeitura do Recife no Reveillon da nossa cidade. Então não vai haver grandes shows como sempre acontece na avenida Boa Viagem, no Polo Pina, que são as principais praias do Recife. Mas nós vamos fazer queimas de fogos sem estampidos descentralizadas na cidade. Vamos ter na Zona Sul, na Zona Norte e na Zona Oeste e a queima tradicional de fogos na orla de Boa Viagem, mas sem promoção de shows, que promovem grandes aglomerações, chegando a registrar mais de 1 milhão de pessoas na orla”. (Prefeito do Recife João Campos)
Lança programa – O governador Paulo Câmara lança, na manhã desta quarta-feira (01.12) às 10:30 horas, o programa Investe Escola Pernambuco. A iniciativa, da Secretaria de Educação e Esportes, tem como objetivo prestar assistência financeira às escolas, em caráter suplementar. O evento será no Auditório do Museu Cais do Sertão – Avenida Alfredo Lisboa, s/n – Recife.
Frase – “Os primeiros estudos mostram que o vírus se torna mais transmissível, o que pode gerar uma alta demanda por leitos de enfermaria e UTI, sendo este último algo que ainda não podemos afirmar com clareza. No entanto, os prefeitos e prefeitas de Pernambuco, cautelosos, cobraram informações à Amupe sobre o tema. Alguns já tomaram a decisão e outros esperam um posicionamento do governo do Estado”. (Presidente da Amupe José Patriota)
Aprova -A proposta de Orçamento do Estado para 2022 ganhou, nesta terça, o aval do Plenário da Assembleia Legislativa. Os deputados endossaram a versão final da matéria, que define as receitas e despesas do Estado para o próximo ano. O valor total de 47,4 bilhões de reais foi destinado para os Poderes, fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, além de empresas estatais como Suape e Compesa. Este ano, a proposta orçamentária recebeu 840 emendas parlamentares. Cada um dos 49 deputados pôde indicar investimentos de até 2,7 milhões de reais para ações do Governo em 13 áreas temáticas, como saúde, educação e ciência.
Barrado – O advogado Frederick Wassef, que defende o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), teve a entrada barrada nesta terça-feira (30) no Supremo Tribunal Federal porque não apresentou certificado de vacinação contra a Covid.
Perguntar não ofende – Como fica a situação de Raquel Lyra com Anderson Ferreira, após a filiação de Bolsonaro ao seu partido PL?