Nesta sexta e sábado, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), vai realizar uma série de intervenções de limpeza em diversas vias do Bairro do Recife, como a primeira ação do Recentro, programa lançado nesta quinta-feira para a revitalização do centro da cidade. Os serviços serão de capinação, lavagem, varrição e remoção de resíduos, e contarão com o trabalho de cerca de 100 garis.
Na sexta-feira, serão 51 garis trabalhando em ruas como Bom Jesus, Moeda, Apolo, Mariz e Barros, Madre de Deus, entre outras. A lavagem acontece às 7h no Marco Zero, às 9h30 na Praça do Arsenal e às 10h30 na Rua Álvares Cabral. Já no sábado serão 46 garis, dando continuidade ao trabalho nas demais vias do bairro. A lavagem neste dia será realizada às 7h na Avenida Rio Branco, na Rua do Bom Jesus às 09h30 e Rua da Moeda às 12h.
Para a execução das ações de limpeza, a Emlurb irá utilizar dois caminhões do tipo caçamba basculante, um caminhão pipa e outros veículos para transporte do pessoal e fiscalização. Além disso, haverá duas equipes compostas por 10 homens em cada dia para a limpeza das galerias da rede de drenagem de vias do bairro, como Rua do Apolo, Rua do Observatório, Praça do Arsenal, Rua da Guia, Rua Barão de Rodrigues Mendes, Rua do Brum, Rua Bione, antiga Fábrica da Pilar, Cais do Apolo, Rua Marquês de Olinda, Rua Maria Cesar, Rua Mariz e Barros, Rua Álvares Cabral, entre outras.
RECENTRO – Coração econômico, histórico e cultural do Recife, os bairros do centro da cidade convivem com a movimentação do comércio, com a inovação do parque tecnológico e agitada vida cultural, mas também com os desafios construídos ao longo de muitos anos. Para pensar essa área da cidade de maneira integrada e explorar toda sua potencialidade, a Prefeitura do Recife lançou, nesta quinta-feira (18), o Recentro.
O Programa vai ter como eixos de ação um ousado plano de incentivos fiscais, reforço na vocação da área central da cidade para a inovação e tecnologia, com o fortalecimento do apoio ao Porto Digital e a criação de um laboratório a céu aberto para iniciativas inovadoras e a ampliação dos investimentos públicos nos bairros. Tudo isso será gerido pelo Escritório Recentro de Gestão, uma nova estrutura montada exclusivamente para pensar o centro da cidade em toda sua complexidade e que responderá diretamente ao prefeito João Campos.