Home » Sem categoria » Estudantes e Detran-PE incentivam mais gentileza no trânsito

Estudantes e Detran-PE incentivam mais gentileza no trânsito

Motoristas que trafegavam na manhã de hoje (12), pela Rua Salvador de Sá, no Rosarinho, foram surpreendidos com uma ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) para reforçar a necessidade de mais gentileza nas ruas e avenidas, entre condutores e pedestres. Com o tema: “A maior gentileza é proteger a vida”, a iniciativa marca o Dia da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, e contou com a participação de alunos do Colégio Fazer Crescer, localizada na via, parabenizando com palmas, os motoristas que, voluntariamente, respeitavam a faixa de pedestre instalada nas imediações.

O diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, esclarece que a operação reforça a importância de um trânsito mais seguro e humano, considerando que 46% das vítimas de sinistros no trânsito são pedestres, de acordo com dados do Comitê de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat – Recife). “Estamos levando informações para conscientizar os condutores de veículos da necessidade de maior harmonia nas vias públicas, com respeito e atenção às regras”, destaca Fontelles. O aluno Pedro Moraes, de 11 anos, considera que “a educação é muito importante para o futuro das crianças”.

Desenvolvida pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT) e a Diretoria de Fiscalização, a ação busca ainda contribuir para reduzir os casos de violência que vitimam pedestres. No decorrer da atividade, técnicos do Detran-PE instalam cancelas móveis na faixa de pedestre, com mensagens educativas. Também ocorre distribuição de brindes. A ação prossegue neste sábado (13), das 7h30 às 10h30, no cruzamento da Rua do Futuro com a Rua Antenor Navarro – Graças.

De acordo com gerente da EPT, Ivson Correia, a velocidade e o desrespeito a faixa de pedestre estão entre as principais causas de atropelamento. Além disso, a equipe de educadores de trânsito reforça condutas adequadas como reduzir a velocidade em áreas de escolas e o uso correto do cinto de segurança. Além de cerca de 15 técnicos e agentes de trânsito, a operação também contou com o Detran Itinerante, caminhão equipado para atividades externas.

A ação conta ainda com a participação da Operação Lei Seca e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), e vai prosseguir durante os meses de novembro e dezembro, nos dias 23/11, 01/12, 15/12, 22/12 e 29/12, em vários pontos com faixas de pedestres, no Recife e na Região Metropolitana.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *