
Motoristas que trafegavam na manhã de hoje (12), pela Rua Salvador de Sá, no Rosarinho, foram surpreendidos com uma ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) para reforçar a necessidade de mais gentileza nas ruas e avenidas, entre condutores e pedestres. Com o tema: “A maior gentileza é proteger a vida”, a iniciativa marca o Dia da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, e contou com a participação de alunos do Colégio Fazer Crescer, localizada na via, parabenizando com palmas, os motoristas que, voluntariamente, respeitavam a faixa de pedestre instalada nas imediações.
O diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, esclarece que a operação reforça a importância de um trânsito mais seguro e humano, considerando que 46% das vítimas de sinistros no trânsito são pedestres, de acordo com dados do Comitê de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat – Recife). “Estamos levando informações para conscientizar os condutores de veículos da necessidade de maior harmonia nas vias públicas, com respeito e atenção às regras”, destaca Fontelles. O aluno Pedro Moraes, de 11 anos, considera que “a educação é muito importante para o futuro das crianças”.
Desenvolvida pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT) e a Diretoria de Fiscalização, a ação busca ainda contribuir para reduzir os casos de violência que vitimam pedestres. No decorrer da atividade, técnicos do Detran-PE instalam cancelas móveis na faixa de pedestre, com mensagens educativas. Também ocorre distribuição de brindes. A ação prossegue neste sábado (13), das 7h30 às 10h30, no cruzamento da Rua do Futuro com a Rua Antenor Navarro – Graças.
De acordo com gerente da EPT, Ivson Correia, a velocidade e o desrespeito a faixa de pedestre estão entre as principais causas de atropelamento. Além disso, a equipe de educadores de trânsito reforça condutas adequadas como reduzir a velocidade em áreas de escolas e o uso correto do cinto de segurança. Além de cerca de 15 técnicos e agentes de trânsito, a operação também contou com o Detran Itinerante, caminhão equipado para atividades externas.
A ação conta ainda com a participação da Operação Lei Seca e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), e vai prosseguir durante os meses de novembro e dezembro, nos dias 23/11, 01/12, 15/12, 22/12 e 29/12, em vários pontos com faixas de pedestres, no Recife e na Região Metropolitana.
