PAULO FREIRE, CEM ANOS
Por entender que pessoas que não enxergam a servidão como uma deformação da sociedade são as mesmas que não se esforçam para absorver ideias libertárias este texto não pretende entrar nesse debate, busca jogar luz na obra do educador pernambucano Paulo Reglus Neves Freire, que tanto lutou em defesa da justiça social no mundo.
As teorias do grande pensador e defensor de libertação pela educação, são estudadas e utilizadas em diversas partes do mundo. No Brasil por motivos ideológicos são contestadas. Faz parte do nosso jeito de ser. Este fenômeno é histórico e alcança outros que se aventuraram na defesa da liberdade ou a inclusão social. As críticas que Paulo Freire fez no tocante a utilização da educação convencional, baseada em conceito para ele não adequados, e os métodos por ele propostos são utilizados como ponto de discórdia. Descaracterizar e contestar os fundamentos do educador é prática comum de diversos gestores da nossa falida educação de massa.
Apresento a seguir estrofes feitas para cordel coletivo alusivo ao centenário de Paulo Freire: “Paulo Freire antológico/Quando o ensino mudou/E em Angicos testou/Seu projeto pedagógico/Trazendo formato lógico/Popular, funcional/Ganhou fama mundial/Por que era inovador/PAULO FREIRE FOI DOUTOR/DA JUSTICA SOCIAL – Condenou com veemência/A Educação bancária/Com ideia libertária/Defendeu com coerência/O conceito de docência/Com caráter universal/Do filho do industrial/Ao filho do lavrador/PAULO FREIRE FOI DOUTOR/DA JUSTICA SOCIAL – Sua tese cristalina/No mundo é respeitada/No Brasil é criticada/Por olhar a campesina/Secretário de Erundina/Em São Paulo, capital/E o Cortella genial/Foi dele o sucessor/PAULO FREIRE FOI DOUTOR/DA JUSTICA SOCIAL – No que nos deixou escrito/Tratou de libertação/Pedagogia, opressão/Medo, ousadia e conflito/Também falou de atrito/De mudança, capital/Libertação cultural/Dando a leitura valor/PAULO FREIRE FOI DOUTOR/DA JUSTICA SOCIAL.” É legitimo discordar das minhas ponderações, ignorar a importância do educador talvez não o seja.