As ações do Governo de Pernambuco para ampliar a oferta de água na Mata Norte do Estado seguem em ritmo acelerado. Dentre os investimentos previstos pela Compesa para integração das bacias e melhoria do abastecimento na região está a nova captação flutuante na Barragem de Carpina, que atende o município de Limoeiro. O equipamento está em fase de montagem e deve ser instalado no próximo mês em substituição ao antigo sistema de captação do reservatório. O investimento é de R$ 200 mil permitirá a melhoria da performance na barragem, garantindo mais água para a população.
A estrutura flutuante acomodará um conjunto de bombas com capacidade de 90 l/s e será instalada em um novo ponto na barragem, como explica a gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Cleice Santos. “Além da substituição da balsa flutuante e dos antigos equipamentos, também será modificado o ponto de captação na barragem, como forma de preservar o manancial e também de melhorar a captação. Com a unidade atual temos uma vazão de 50 litros de água por segundo, mas nossa expectativa é ampliar essa vazão com um reflexo positivo na distribuição de água no município”, explica Cleice.
Em paralelo à montagem do flutuante, equipes técnicas da Compesa vêm trabalhando na dragagem da Barragem de Carpina, evitando que o assoreamento do reservatório impacte no abastecimento. “Estamos concluindo serviços emergenciais na barragem que são necessários para mantermos a operação da captação de Limoeiro. Toda equipe está focada e empenhada para dar celeridade aos serviços e também à montagem dos novos equipamentos. Sem dúvida, esse é um investimento que será essencial para o atendimento da cidade, que vai impactar positivamente o cotidiano da população”, avalia. Ainda de acordo com a gerente, a Barragem de Carpina tem sido a única fonte de captação de água para o abastecimento de todo o município de Limoeiro, desde o colapso da Barragem Pedra Fina no início desse mês.