Home » Sem categoria » Projeto de Lei da vereadora Gal Mariano, que dispõe das Diretrizes para garantia da Dignidade Menstrual é aprovado na Câmara Municipal

Projeto de Lei da vereadora Gal Mariano, que dispõe das Diretrizes para garantia da Dignidade Menstrual é aprovado na Câmara Municipal

Com 11 votos a favor e apenas um voto contra do vereador Edson Henrique, foi aprovado o Projeto de Lei que trata das ações de informação, conscientização acerca da menstruação e acesso aos absorventes higiênicos, voltado para mulheres e meninas em estado de vulnerabilidade de Afogados da Ingazeira.

O PL traz a tona um termo atualmente discutido em todo o mundo, a “pobreza menstrual” que desde 2014 é considerado pela ONU uma questão de saúde pública.

De acordo com uma Pesquisa da Johnson & Johnson, feita no Brasil e publicada na última terça-feira (14), a pobreza menstrual atinge a saúde física e mental das mulheres.

A ausência de absorventes durante o ciclo menstrual, faz com que a mulher utilize de outros artifícios para proteção, como pano, papel, algodão e outros, que são possíveis causadores de doenças vaginais, cistites, infecções urinárias e outras.

O preço médio por mês de gastos com absorventes é de R$ 21,00 por mês, em cada dez mulheres entrevistadas, duas tem dificuldade de adquirir absorventes.

A intenção do projeto é trazer à tona a discussão, desmistificar o diálogo sobre menstruação, através de formações e campanhas de conscientização, para que mais meninas e mulheres possam ter acesso e menstruem com dignidade.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários