As ações de Regularização Fundiária que serão implementadas pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) em Itapetim, município localizado no Sertão do Pajeú, foram alinhadas pelo gerente de Ações Fundiárias do Instituto, Ivison Silva; o secretário de agricultura, Carlos Nunes; e a equipe técnica municipal, nesta segunda-feira (20).
A operacionalização das ações, debatida durante reunião, está prevista na parceria firmada no final de junho deste ano entre as instituições por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O objetivo dos trabalhos é garantir a permanência das famílias rurais através da entrega dos títulos de propriedade ao final do processo, que prevê o cadastramento das famílias e o georreferenciamento dos imóveis.
“A nossa parceria com a prefeitura de Itapetim reforça o empenho do Iterpe em promover as ações do Propriedade Legal no Agreste Meridional”, explicou o presidente do Instituto, Henrique Queiroz.
As ações de Regularização Fundiária, promovidas por meio do Iterpe, possuem investimentos previstos no convênio firmado entre o Iterpe e a União em 2017, voltados a beneficiar 3,5 mil famílias rurais do Agreste Meridional e do Sertão do Pajeú com os documentos de acesso à terra.