Presente na abertura da Semana de Pactuação de Metas Pela Educação da 4ª Gerência Regional de Educação, realizada na terça-feira, em Caruaru, em o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), representante do Agreste na Assembleia Legislativa, evidenciou os esforços do Governo de Pernambuco para manter os níveis educacionais do Estado mesmo durante a pandemia. O parlamentar reforçou todo empenho da gestão e dos profissionais da área para estimular os alunos desse período de mudança de rotina, como a suspensão das aulas presenciais.
Diogo evidenciou os índices importantes para Educação de Pernambuco, que começou a ser planejado ainda na gestão do então governador Eduardo Campos, e teve continuidade com o governador Paulo Câmara. O parlamentar pontuou que o Estado tem a maior rede de escolas técnicas, ampliou o quantitativo de escolas de referência e atingiu o menor número de evasão do Brasil. “Isso foi fruto de muito trabalho de vocês. Isso, para nós que fazemos o legislativo estadual, é motivo de muito orgulho, dizer que temos a melhor educação do país, conseguimos repetir por vários anos consecutivos. Nesses últimos meses, enquanto a parte da saúde salvava vidas, a educacional trabalhava para chegar a esse momento. Para ter IDEB este ano, a meta seria estar como estava antes da pandemia. Vamos bater nossas metas para dizer que a pandemia passou, mas a educação vai continuar como estava”, afirmou.
O encontro contou com a presença do gestor da 4ª GRE- Caruaru, Flávio Carlos, do secretário-executivo de Educação, João Charamba, da prefeita de Ibirajuba, Izalta, além de tantos educadores e lideranças locais que se juntaram para este momento.
João Charamba ressaltou que a educação foi, desde o início da atual gestão, e continua sendo um eixo principal para o governo. “Nesse plano de retomada que o governador está anunciando, a educação é um dos principais eixos. Temos muitos investimentos para anunciar e esses investimentos foram possíveis graças ao trabalho do nosso Estado, capitaneado pelo governador. Educação transforma e ajuda o desenvolvimento do Estado e investir na educação também é investir em desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário-executivo.
A reunião realizada pelo Pacto da Educação visa manter os os resultados obtidos pelo Estado, GREs e escolas de Pernambuco de 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde o Ensino Médio atingiu a média de 4,5 e o Ensino Fundamental Anos Finais 4,7.