A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) promove a 28ª edição do Agrinordeste, de 06 a 08 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). A feira, aberta ao público e com entrada gratuita, funcionará até às 21h horas.
Consolidado como o maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste, a mostra ocupará uma área de 11.340 metros quadrados, crescimento de 25%, em relação a 2019. “O Agrinordeste mostra a força do agronegócio nacional, promovendo e reforçando a sua importância para a economia”, destaca o presidente da Faepe, Pio Guerra.
O tradicional Seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina tem um papel de destaque no conjunto de atividades do Agrinordeste. Serão 71 palestras, realizadas em nove auditórios montados, com abordagens temáticas sobre atualidades, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura e jardinagem, fruticultura, horticultura, turismo rural. Os participantes terão acesso a informações atualizadas de mercado, tecnologias e políticas públicas.
Na Feira de Produtos do Campo, são esperados 290 expositores de 13 estados, apresentando variados segmentos de negócios no Pavilhão de Feiras. A atração receberá caravanas de pequenos e médios empreendedores de todo o país, trazidos pelo Sebrae, Federações de Agricultura, Ministério da Agricultura e Ministério do Turismo.
Os expositores ofertarão aos visitantes artigos de qualidade, diretamente das fazendas, como produtos lácteos, avícolas, derivados de caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais, entre outros.
Entre as áreas especiais integradas à feira, estão os 40 estandes do Programa Brasil Mais Cooperativo, iniciativa do Ministério da Agricultura, que viabiliza a comercialização de produtos de cooperados, vindos de diversas partes do país. Outro destaque é a participação inédita do Ministério do Turismo, que através do Programa Brasil Turismo em Natureza, vai expor, em 32 estandes, roteiros turísticos destinados à exploração das riquezas naturais brasileiras.
Na programação, está a 8ª Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana), trazendo expositores de insumos e equipamentos voltados para o setor. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-açúcar de Pernambuco (Sindicape) e Cooperativa do Agronegócio da Cana-de-Açúcar (Agrocan).
A feira também abrigará fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, serviços e tecnologias para os produtores rurais.