Home » Sem categoria » Motoristas viram ciclistas em ação educativa do Detran-PE

Motoristas viram ciclistas em ação educativa do Detran-PE

Um veículo passa raspando um ciclista em uma das vias do município de Igarassu (27 km do Recife). A cena ocorreu na manhã de hoje (19), data em que se comemora o Dia do Ciclista, e simulou o que acontece no trânsito com certa frequência. Para isso, motoristas foram convidados a ocuparem bicicletas, passando a vivenciar a mesma situação dos ciclistas quando são ultrapassados por veículos. A ação, voltada para sensibilizar os motoristas da necessidade de respeitar a distância lateral regulamentar entre veículo e ciclista, foi promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, com apoio da Diretoria de Fiscalização e parceria com a Prefeitura de Igarassu.

Enquanto pedalavam, um veículo passava ao lado, a 1,5m, distância considerada segura. Logo em seguida, passava bem mais próximo, numa velocidade em torno de 30 km/hora, seguindo os protocolos de segurança, para que os motoristas vivenciarem a mesma situação dos ciclistas nas ruas. Foram utilizadas três bicicletas que, a cada troca de ocupantes, eram higienizadas para ser ocupada pelo próximo motorista. A atividade contou ainda com distribuição de adesivos, máscaras, e garrafinhas de água com todos os participantes.

Reginaldo Jerônimo Ataíde, motorista profissional desde 1993, foi um dos que experimentou a posição de pedalar no trânsito. “No carro a gente não sente o que um ciclista passa. Costumo dirigir com cuidado, mas a partir de agora ficarei ainda mais atento, é uma vida que está ali do lado”, atesta. Os ciclistas, junto com os pedestres, são os mais vulneráveis no trânsito. A ação do Detran-PE contribui para uma mudança de conceito em que motoristas de carros e ônibus passem a respeitar quem estiver nas ruas.

Em Pernambuco, por exemplo, os ciclistas têm conquistado relevância no trânsito com a evolução na implantação de ciclovias, além de contribuírem para um trânsito mais seguro e sustentável. A rua é de todos. Pedestres, ciclistas, motociclistas, carros e ônibus. Com habilitação desde 2001, Rosângela Abreu, secretária de Políticas Sociais de Igarassu, também ocupou uma das bicicletas. “Passei a ter um novo olhar, e toda vez que avistar um ciclista, vou lembrar de reduzir a velocidade e manter a distância corrente”, promete.

A mesma situação foi vivida pela prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, que esteve presente ao evento. Ela atestou que a operação do Detran-PE foi muito bem-vinda ao município. Para ela, atualmente há necessidade de um olhar especial para pedestres e ciclistas. Como ciclista, Elcione viveu “uma situação inusitada”, mas acredita que a atividade contribui para a conscientização de respeitar o espaço do outro.

Entre as atitudes que integram uma postura segura para ciclistas e pedestres, está o uso da seta para sinalizar conversões, que também foi abordada na operação antes dos motoristas subirem nas bicicletas. “Com tal atitude é possível saber a direção que o veículo vai seguir e definir o momento correto para atravessar ou parar, tanto para ciclistas, quanto para pedestres”, afirma o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles.

A professora Simony Lima ocupou uma bicicleta pela primeira vez. Com cerca 10 anos habilitada, teve medo quando foi ultrapassada pelo carro. “A partir de agora, vou dirigir com atenção redobrada, principalmente considerando que as vias, nem sempre possuem acostamento adequado para segurança dos ciclistas”, comenta.

A ação do Detran-PE contou ainda com a parceria do Departamento de Trânsito de Igarassu (Depatran), Guarda Municipal, Itamaracá Transportes e grupos de ciclistas do município, além de artistas educadores da Liga do Trânsito da cidade e o Detran Itinerante, caminhão equipado com infraestrutura para atividades externas.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários