Representantes da Rede de Colaboradores Professor Amigo do Trânsito (PAT) de 40 cidades pernambucanas participaram de encontro virtual, ontem (2), promovido pela Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran-PE, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT). A reunião, quarta realizada este ano, serviu para prestação de contas das atividades, compartilhamento de experiências, além de esclarecimentos de dúvidas e programar os futuros passos.
Entre os principais pontos tratados durante o encontro, foram discutidas as estratégias adotadas pelos municípios para lançamento do programa e as formas de monitoramento e socialização das atividades, com a finalidade de troca de experiências e apresentação das práticas aos novos integrantes das redes locais.
Considerado o maior projeto de educação para o trânsito da história de Pernambuco, o PAT foi lançado em 2016 e já alcançou mais de 684 mil alunos das públicas municipais de 60 cidades pernambucanas. O programa consiste na formação de uma rede de colaboração nas escolas para estimular o trabalho dos professores em sala de aula do ensino fundamental que desenvolvam educação para o trânsito.
O PAT é constituído por uma rede viva e interdependente, em que cada membro colabora ativamente com sugestões e decisões compartilhadas. Ao final do ano, os melhores resultados são premiados. Anualmente, por meio de ofício, todas as prefeituras de Pernambuco são convidadas pela Presidência do Detran-PE a participar da rede. Em 2021, 63 responderam ao convite e já integram os trabalhos.