Home » Sem categoria » Fundarpe entrega instrumentos para bandas tradicionais de música do Estado

Fundarpe entrega instrumentos para bandas tradicionais de música do Estado

Com o objetivo de apoiar a manutenção das bandas musicais do Estado, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizou, na última semana, a entrega de dezenas de instrumentos musicais a bandas tradicionais de música do Estado. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação assinado entre a Fundarpe e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) para a entrega do Prêmio Funarte de Apoio às Bandas de Música 2020, que teve, em seu resultado final, a seleção de nove grupos de todas as regiões pernambucanas. Ao todo, nove grupos, quase todos com mais de cem anos de tradição, receberam peças de sopro de alta qualidade.

Dentre os instrumentos que foram entregues às bandas estão: bombardino, bombardão, trombone, trompa, saxofone, tenor, flauta e clarineta. A entrega das peças teve início no dia 22 de julho, e contou com a presença de Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe. Para evitar aglomeração, a entrega seguiu com dias e horários distintos para cada grupo.

“Estes são instrumentos de alta qualidade e serão um importante estímulo para a manutenção dessas bandas musicais. Muitas delas são centenárias e realizam um forte trabalho de formação musical e de conscientização da cidadania nas regiões onde atuam”, destaca Marcelo Canuto.

As bandas contempladas para receber os instrumentos foram: Banda Musical Curica, Patrimônio Vivo de Pernambuco (Goiana), Banda Musical 1º de Novembro (Timbaúba), Grupo Litero Musical Bonjardinense (Bom Jardim) Filarmônica Sim do Velho Chico (Petrolândia), Banda 15 de Novembro (Vicência), Banda de Música Madre de Deus (Brejo da Madre de Deus), Banda Musical Pedro Jorge Frassati (Chã Grande), Banda de Música Dom Luiz de Brito (Taquaritinga do Norte) e o Instituto Passo de Anjo (Abreu e Lima), comandado pelo Maestro Spok.

“Tive minha formação numa banda de música e tudo que aprendi na vida foi dentro dela. Ver a Fundarpe distribuindo instrumentos musicais para Pernambuco inteiro, do Recife ao Sertão, é de emocionar. E nosso Instituo Passo de Anjo fez parte dessa distribuição, ganhamos quatro instrumentos. Agora vou poder oferecer a Abreu e Lima, a cidade onde nasci e me criei, um instrumento de altíssima qualidade para que as crianças possam aprendê-lo. É um grande sonho realizado”, comemorou Maestro Spok durante a entrega na última terça-feira (27).

Everton Luiz é regente da Banda Musical Curica, de Goiana, que completará 173 anos de história. Ele também esteve na entrega dos instrumentos nesta terça-feira (27) e celebrou o fato de que seus alunos ficarão bastante motivados com os novos materiais de trabalho. “A gente fica feliz e agradece bastante por esse apoio, porque agora vamos continuar fazendo nosso trabalho com ainda mais qualidade, e quem sabe ter mais 173 anos pela frente, fazendo cultura e mudando a vida das pessoas onde a gente mora”.

Lançado nacionalmente, o Prêmio Funarte de Apoio às Bandas de Música 2020ão tem como objetivo a distribuição gratuita de até cinco instrumentos de sopro para 158 bandas de música. Com investimento total de cerca de R$ 5,5 milhões, o edital integra o Projeto Bandas de Música, programa permanente da Funarte para incentivo aos conjuntos musicais instrumentais desse gênero.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments