Home » Sem categoria » Recife começa a vacinar contra a Covid-19 grávidas e mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias

Recife começa a vacinar contra a Covid-19 grávidas e mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias

Por G1 PE e TV Globo

Um dia após iniciar o agendamento na internet, o Recife deu início, nesta quarta-feira (5), à vacinação contra a Covid-19 em grávidas e puérperas, que são as mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (veja vídeo acima).

O imunizante aplicado nesse público-alvo é a da Pfizer, que chegou a Pernambuco na segunda (3), sendo as 17,5 mil doses distribuídas para a capital, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

“É muita alegria e esperança. Eu desejo que essa vacina venha para todos o mais rápido possível”, afirmou a biomédica identificada apenas como Poliana, que está grávida de 25 semanas e se vacinou no Parque da Macaxeira, na Zona Norte da cidade.

Outra gestante que se vacinou contra a Covid-19 no mesmo local também comemorou o início da imunização. “Muita felicidade, muita felicidade por estar cuidando de mim e do meu bebê”, disse a grávida que se identificou apenas como Ingrid.

Para receber a vacina, é necessário agendar na plataforma Conecta Recife, disponível na internet e como aplicativo para celulares.A imunização desse novo grupo é realizada exclusivamente em quatro locais:

  • Parque da Macaxeira, na Avenida Norte, na Zona Norte;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, também na Zona Norte;
  • Juizado de Pequenas Causas, na Imbiribeira, na Zona Sul;
  • Unidade Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E), no Ibura, também na Zona Sul.

Tanto no agendamento quanto no dia da imunização, é preciso levar um documento que comprove a gravidez ou o parto recente. As grávidas podem apresentar um laudo médico assinado e carimbado pelo médico, cartão da gestante, exame laboratorial (de sangue ou de imagem) assinado e carimbado por médico.

Para as mulheres puérperas, é necessário levar a certidão de nascimento do filho ou o laudo de alta da maternidade para comprovar que a criança nasceu há menos de 45 dias.

Por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra Covid-19 14 dias após tomarem a vacina de influenza (gripe) e/ou outra do calendário de vacinação. Caso a puérpera ainda seja lactante, deve ser orientada a não interromper o aleitamento materno.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments