Diante das novas medidas adotadas pelo Governo de Pernambuco para enfrentamento da pandemia do Coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) iniciou, nesta sexta-feira (28) a capacitação de mais 10 agentes de trânsito motociclistas para escolta de emergência. O curso, com 10 horas/aula, capacita os participantes em conhecimentos básicos e técnicas de pilotagem indispensáveis para o desempenho de escolta dos veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Todos os integrantes são agentes de trânsito que atuam em fiscalização e operações de trânsito do Detran-PE.
O treinamento conta com a orientação de Uiractan Assis, da Disnove Yamaha, e dos agentes de trânsito do Detran-PE, George Cavalcante e Luciano Silva. Cada participante recebe informações sobre deslocamento sem escolta, sinalização, deslocamento na escolta, definição de rotas, como fazer a escolta e tipos de escolta. A capacitação ocorre de forma prática, em área específica na Arena de Pernambuco, coordenada pelo Recursos Humanos do Detran-PE.
Com a conclusão do curso, os agentes treinados estarão aptos para auxiliar na circulação das ambulâncias, escoltar veículos e traçar rotas mais rápidas para transporte de paciente com suspeita da Covid-19. Os batedores são responsáveis pela agilidade do atendimento com o isolamento de áreas e abertura de vias voltadas para a circulação das ambulâncias.
A ação faz parte da “Operação Prevenção – Segundos que Salvam Vidas”. De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, as ações seguem todas as normas sanitárias recomendadas contra o Coronavírus, como distanciamento, uso de álcool 70% e máscaras. Para Fontelles, a iniciativa é mais um reforço para enfrentar a pandemia no Estado.