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Instituições e Governo de Pernambuco criam rede para ampliar serviços a empreendedores

No próximo dia 28, às 15h, o Sebrae em Pernambuco, a Amupe e o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), vão assinar Acordo de Cooperação Técnica para constituição da Rede Integrada para Atendimento e Orientação ao Empreendedor de Pernambuco (REDE), visando fortalecer os empreendimentos locais e levar capacitação e orientação aos pequenos negócios.

“A proposta é integramos os esforços das diversas instituições que prestam atendimento ao empreendedor, com as Salas do Empreendedor, geridas pelas Prefeituras; as agências Sebrae, espalhadas pelas diversas regiões do Estado; e os Expressos Empreendedores, que são administrados pelo Governo de Pernambuco, por meio da SETEQ”, explicou o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Alianças Estratégicas do Sebrae, Fernando Clímaco.

“O Sebrae juntamente com a AMUPE e a Secretaria Estadual do Trabalho Emprego e Qualificação, firmarão um convenio de cooperação técnica para orientação ao empreendedor de Pernambuco, em especial, o pequeno empreendedor, numa ação articulada em rede. É fundamental destacar esse componente em rede, porque cada entidade isoladamente já presta serviços, já mira e já visa apoiar os pequenos negócios, mas obviamente cada um tem limitações. A atuação em rede, potencializa a capacidade de cada um, seja a capacidade física, a capacidade técnica, a própria capacidade financeira, e em especial de gestão, de maneira que a gente saúda e vê com muito otimismo essa aliança. A Amupe, se junta ao Sebrae, e à Secretaria Estadual do Trabalho Emprego e Qualificação, para disponibilizarem em conjunto todas as suas infraestruturas. O Governo do Estado disponibiliza o Expresso Empreendedor; o Sebrae, as suas agencias e pontos de atendimento; as prefeituras articuladas pela AMUPE, disponibilizam as salas do empreendedor. Dessa maneira, nós teremos uma capacidade muito maior de chegarmos junto do pequeno negócio que, em especial nesse momento, tanto necessita de apoio, de orientação empresarial, de orientação técnica, de treinamento, de requalificação, de modificação nas suas abordagens de negócio, de tecnologias digitais para suportarem a transição de um mundo para o outro, uma realidade de economia digital”, destaca Francisco Saboya, superintendente do Sebrae-PE.

‘’A Sala do Empreendedor é um espaço, onde o município implementa políticas que facilite, que desenvolva e, sobretudo, que legalize também as atividades as atividades de pequeno porte. Legalizando, através do Microempreendedor Individual, capacitando essa mão de obra nos pequenos negócios, na organização da pequena empresa, no acesso a mercados, na melhoria e desenvolvimento de produtos e, sobretudo, o poder público não ser uma trava, ser um elemento facilitador para que esses negócios possam ter sucesso. Articulando o crédito, articulando a assistência técnica, e toda a ação dos municípios, e o Sebrae como grande parceiro nesse processo. Então, a AMUPE entende que essa celebração desse termo de cooperação entre a AMUPE, municípios e Sebrae, é estratégico para esse momento de dificuldade, e mesmo pós pandemia, no sentido de que as pessoas possam conquistar mais espaços, gerar mais emprego e renda’’, declara José Patriota, presidente da Amupe.

“O acordo entra a SETEQ, a Amupe e o Sebrae se torna mais importante ainda nesse cenário de crescimento do empreendedorismo em Pernambuco. Temos cerca de 372 mil Microempreendedores Individuais cadastrados no Estado, o segundo lugar do Nordeste. Essa parceria vai ajudar na inclusão e dar condições melhores para as pessoas investirem no que fazem de melhor”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

Com o Acordo de Cooperação, capacitações serão ofertadas aos colaboradores das instituições, como forma de potencializar o atendimento aos pequenos negócios, com foco na aceleração da transformação digital. “A meta é a de que os serviços oferecidos contribuam para impulsionar o empreendedorismo e aumentem a competitividade empresarial”, diz Clímaco. Para Clímaco, a atuação em REDE é uma forma de unir esforços para a entrega de informação e orientação qualificadas e prestação de serviços ao empreendedor, por meio da integração de pontos de atendimento distribuídos pelo Estado, assim como a integração de serviços digitais. “Por meio da REDE, se busca instituir em âmbito estadual um padrão de atendimento acessível e reconhecível em todos os pontos. Uma das principais linhas de atuação será a ampliação dos canais de atendimento digital para todos os integrantes da REDE”, afirmou.

Será formado um Comitê Técnico Estadual de Governança da Rede, com representantes das três instituições (Sebrae, SETEQ e Amupe). Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, será elaborado um Plano de Trabalho para implementação das ações, detalhando resultados esperados, cronograma de execução e responsáveis por cada etapa.


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