Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

O CUSTO DOS LIMITES

Na condição de educador e consultor de empresas tenho a obrigação de observar comportamentos, ler cenários e decifrar corretamente o impacto de determinadas medidas no universo que estou atuando. Não é novidade que temos maior apreço pelas pessoas com pensamentos e comportamentos aproximados da nossa maneira de ver tais variáveis. Na convivência diária e nas conversas preferimos modelos compatíveis com os nossos. As divergências consomem energias que não estamos dispostos a gastar espontaneamente.

No trato com crianças, nas salas de aula e no cuidado com idosos essa leitura vem à relevo de forma contumaz. Quando você detectar que uma criança gosta muito de sua babá, um aluno deita elogios a um(a) determinado(a) professor(a) ou um idoso prefere um(a) cuidador(a) pode investigar que a imposição de limites está fragilizada. Como em tudo exceções existirão, mas, afirmo com pouca margem de erro que a preferência em qualquer um dos casos não é gratuita.

Tem remédio para o dilema do custo da imposição de limites? Com certeza sim. Acredito que a cura é difícil, mas não impossível. A maturidade precisa estar presente e no caso da criança e do idoso tal modelo de comportamento tem limitações e por isto quem cuida precisa negociar muito bem as condições para um convívio harmonioso. Muitas vezes para quebrar barreiras e evitar conflitos o(a) cuidador(a) prefere negligenciar na imposição de limites. O pior de tudo é quanto essa flexibilização advém do medo de perder o emprego. Na sala de aula o medo de perder o emprego ou ser mal avaliado(a) leva o profissional ao limite na concessão de regalias ou na negligência quanto a imposição dos limites necessários.

Nos três casos os comandados utilizam a chantagem como arma a seu favor. Perceber isto em tempo de reduzir a dependência e, sem gritos ou brigas, demarcar os limites da autoridade é o caminho. O custo é menor, precisamos assumir os riscos, mundo ideal agradece.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários