Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

LIBERDADE, O QUE É?

Quando nos dispomos a apresentar nossa ideia para julgamento dos leitores e das leitoras em um espaço da mídia virtual devemos estar conscientes que alguns textos serão contestados. Nesse ponto sou muito tranquilo, sempre saberei suportar as críticas. Assim sendo apresento meu ponto de vista sobre o que é liberdade, sem o intuito de ter aceitação plena.

Durante esta quarentena imposta pela pandemia da COVID-19 descobri, entre outras coisas, que liberdade não é apenas o que eu julgava ser. Para mim, antes desta experiência, liberdade era poder ir e vir, era agir conforme seu livre arbítrio sem ter restrição prévia.

Alguém pode indagar: “Novamente Ademar não tomou o remédio tarja preta?” Quem assim estiver pesando fique certo que estou com pleno domínio da minha capacidade de pensar.

Se durante esta quarentena muitos queriam ter a liberdade de não sair para trabalhar e outros tantos lutavam pelo direito de sair de casa, de manter sua rotina sem alteração, de fazer suas escolhas como sempre fizera. Vejam que para cada grupo a liberdade tinha um significado diferente. O primeiro grupo desejava se proteger e o segundo grupo não via necessidade para tanta proteção.

O que mais assustou nesse dilema. De uma hora para outra cada habitante da terra foi jogado numa “sala contaminada” e suas escolhas, antes livres, passaram a depender de protocolos impostos por pessoas alheias a sua vontade.

Neste jogo de cartas marcadas descobri que liberdade não é um bem individual, é uma conquista coletiva. Não terei liberdade se os que me cercam estão sem liberdade. Ser livre é não criar embaraços para ninguém, é ser humano de dentro para fora, é zerar o egoísmo e dar asas para liberdade dos que nos rodeiam.


Inscrever-se
Notificar de

1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marconi de Albuquerque Urquiza
3 anos atrás

Profundo. Uma dimensão que eu não havia pensado.